26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoDesconfinar sim, mas em segurança

Desconfinar sim, mas em segurança

Nos meses que se seguiram ao início da pandemia, e à medida que o número de pessoas infetadas ia crescendo um pouco por todo o mundo, Portugal era elogiado pela imprensa internacional, e não só, no que diz respeito às medidas que iam sendo anunciadas pelos nossos governantes no combate ao inimigo invisível. Os portugueses ficaram em casa e foram, também eles, elogiados pelo comportamento responsável que a maior parte adotou, num tempo estranho, para todos. Os profissionais de saúde foram elevados a heróis em tempo de guerra. O modo como fomos caminhando, e os resultados obtidos conduziram, em finais de maio, à criação de um plano de desconfinamento.

- PUB -

Era previsível um aumento do número de infetados, nesta fase. E assim, tem sido. A esmagadora maioria de novos casos, mais de 80%, situa-se na Região de Lisboa e Vale do Tejo, tendo sido necessário, em algumas freguesias, dar um passo atrás e regressar–se ao estado de calamidade.

Para o aumento dos novos casos terá contribuído o regresso, de muitos, aos transportes públicos. As imagens que nos vão chegando, de comboios cheios e de autocarros e barcos a abarrotar, são reais e chocantes. À luta quotidiana de quem tem mesmo de ir trabalhar, de quem não pode esperar pelo próximo comboio, ou pelo próximo autocarro, junta-se agora o medo do contágio. São muitos os testemunhos que nos chegam. Todos referem a ausência de condições de segurança, e a impossibilidade de cumprirem o tão falado e sempre aconselhado, distanciamento social. As imagens não mentem. A ausência de fiscalização do cumprimento das medidas enunciadas pela DGS, a existência de poucos veículos para tantos utilizadores, e a não desinfeção dos meios de transporte, são as principais críticas apontadas.

O problema dos transportes públicos não é de agora. A situação agravou-se, inevitavelmente, com a pandemia. O problema não vai ser resolvido de um momento para o outro. É certo. Mas é preciso responder com urgência a um duplo desafio: assegurar meios de transporte a quem deles necessita, e garantir a segurança dos seus utilizadores.

- PUB -

Por outro lado, as empresas. A responsabilidade social das empresas no que diz respeito à defesa da saúde dos seus trabalhadores. As condições de segurança no regresso ao trabalho presencial têm de ser acauteladas. A implementação de horários desfasados, ou de regimes como o teletrabalho, contribuem não só para que seja mais fácil assegurar a distância física entre os trabalhadores, evitando a aglomeração de pessoas em espaços, por vezes reduzidos, ao mesmo tempo que evitam que todos se desloquem à mesma hora, nos transportes públicos. E porque, infelizmente, sabemos que nem sempre assim é, a fiscalização por parte das entidades competentes do cumprimento rigoroso das medidas impostas, é mesmo importante.

Tudo isto é preciso para que não se acentuem, nesta fase de desconfinamento, as desigualdades sociais.

Por último, a responsabilidade individual. Era bom que todos percebêssemos que, um passo atrás, será fatal para todos nós.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -