27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoA (des)união europeia

A (des)união europeia

À hora a que escrevo estas reflexões debatem-se em Bruxelas os ministros dos países que constituem a União Europeia afim de chegarem a um acordo sobre que resposta dará esta União à tremenda crise que se vive na Europa ( e em todo o mundo ) pela pandemia da “covid 19”. Uma resposta, não aos problemas sanitários, mas ás consequências económicas e sociais dependentes do chamado “confinamento” , isto é, a paragem de toda e qualquer movimentação das populações, para assim impedir que as pessoas infetadas com o tal vírus não o andem a propagar a outras pessoas. Só com esta paragem global das gentes , associada a medidas de higiene, se pode impedir que o tal vírus continue a espalhar-se pelas populações, a provocar pneumonias e outras lesões que ainda ninguém sabe verdadeiramente quais são nem como se podem impedir.

- PUB -

E não é à falta de estudos e experiências de cientistas nos seus laboratórios e dos serviços de saúde nos seus hospitais por todo o mundo, que se continua sem medidas certas e eficazes para conter a expansão da doença. Mas os governos dos países vêm assim paralisada toda a economia – não se trabalha, não se produz, não se exporta, não se cobram impostos, não se acumulam lucros, abrem-se falências, aumentam os desempregados, passa-se fome e…revoltam-se as populações. Numa palavra – o mundo para!

Mas, como todos sabemos, há países ricos e países pobres, e em cada país há uns tantos ricos e uma quantidade de remediados e uma multidão de pobres. A uns faltam-lhe os lucros e a outros faltam os meios para comer e fazer frente aos encargos inerentes à sua posição na sociedade. Os governos e os donos dos capitais fazem o possível para, tentando conter a progressão da doença, tentar evitar os desastres económicos e consequente agitação social. Enfim, o mundo está numa grave crise como nunca se atravessou, nem mesmo após as guerras do sec XX.

E como num país todos temos de colaborar no esforço para sobreviver a este descalabro, também na União Europeia todos têm de se unir para encontrar soluções para resistir a este verdadeiro cataclismo económico e social – e por isso estão reunidos há três dias, em Bruxelas, os ministros de todos os países – os mais ricos e os remediados – para se ajudarem a reequilibrar a vida económica e social de todos. Mas até a este momento em que escrevo, os mais ricos não querem dar o que se estima necessário para equilibrar a vida dos mais necessitados. Ou querem controlar os dinheiros que se entregarem aos mais pobres intervindo nas suas políticas internas. O espírito solidário não parece abundar nalguns e outros querem tirar proveito da situação dramáticas dos mais aflitos. E em alguns países surge a pergunta: afinal para que serve a União Europeia? Afinal para que serve ema Comissão e um Parlamento europeu? Como estamos longe do espírito dos políticos que sonharam e formaram esta União!

- PUB -

O individualismo, os nacionalismos exacerbados, têm corrompido a União Europeia ameaçando o seu desmembramento e criando de novo um ambiente propício ás guerras que se sucederam no século passado.. A nossa situação, nossa em Portugal, é tão grave que faço votos que, quando me lerem, o panorama seja mais prometedor, mitigando os resultados da pandemia que não sabemos quando nos deixa em paz. Que á doenças e ás mortes se não junte a fome e outros sofrimentos sociais!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -