26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpinião165 anos a dar voz à região

165 anos a dar voz à região

No seu 165.º aniversário, o jornal O SETUBALENSE oferece à região três publicações de enorme interesse, que nos convidam a uma viagem no tempo por alguns dos momentos mais marcantes da nossa História contemporânea. Condensados nestes 165 anos, encontramos progresso e retrocesso, guerras e paz, regimes que se ergueram e que caíram, outras pestes que dizimaram milhares e desenvolvimentos científicos que nos levaram mais longe do que sonhávamos ir. Se mais não aprendemos com este olhar sobre o passado, somos, pelo menos, surpreendidos pela enorme capacidade de resiliência da Humanidade que, com todos os seus erros, procura reerguer-se, a cada desafio, um pouco melhor, um pouco mais elevada e consciente.

- PUB -

Assim se faz, também, a História da Península de Setúbal, ímpar nas suas riquezas, na beleza e nas enormes potencialidades, que tantas instituições e agentes têm procurado concretizar, apesar dos entraves que conhecemos. Os caminhos de desenvolvimento e de valorização económica, cultural, social e turística que temos sabido trilhar, nas últimas décadas, enfraqueceram a imagem que o país tinha de uma Península de Setúbal marcada pelo desemprego e pelas convulsões sociais. É essencial que o momento difícil que atravessamos não destrua o muito que já conquistámos, quando existe ainda tanto por desbravar.

Além do legado histórico e dos valores naturais e culturais que partilhamos, une-nos esta forma de estar aguerrida e comprometida com as populações e com um território que tem uma marca e um desígnio próprios. A Península de Setúbal merece uma atenção especial e distintiva, que tenha em conta as suas necessidades, realidades e contextos.
O SETUBALENSE é uma referência nacional na área do jornalismo e parte incontornável da nossa história. Hoje, continua a dignificar a Região, fazendo memória do nosso quotidiano, valorizando cada nova conquista e dando voz às nossas reivindicações, de forma plural, séria e com o sentido crítico que falta às redes sociais e outros suportes de comunicação. A situação de pandemia revelou essa falha, de forma gritante, e reaproximou o público da comunicação social, numa relação que merece ser reavaliada e aprofundada.

Os 165 anos d’O SETUBALENSE são, pois, motivo de júbilo e merecem uma saudação especial a todas as equipas que, ao longo do tempo, lhe deram vida e forma. A sua longevidade ultrapassa, em muito, a nossa e continuará, certamente, neste ou noutros formatos, a registar a vida desta região e das suas gentes. Colectivamente, temos a responsabilidade de saber construir um futuro sustentável que, daqui a 25, 50, 100 anos, continue a orgulhar as populações da Península e conte estórias de perseverança, trabalho e sucesso.

Álvaro Amaro
Presidente da Câmara Municipal de Palmela
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -