26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoApoiar a imprensa regional é também uma responsabilidade das autarquias

Apoiar a imprensa regional é também uma responsabilidade das autarquias

A imprensa regional tem um papel central na formação do espírito crítico das comunidades locais, em última análise, no aprofundamento da relação democrática entre os munícipes e a realidade que os rodeia, seja a política, cultural, económica ou social.

- PUB -

O SETUBALENSE, ao comemorar 165 anos está, assim, entre os que, de forma pioneira, se colocaram na primeira linha da batalha pela informação e pelo esclarecimento e, enquanto tal, para a formação de uma opinião pública mais esclarecida e interventiva.
A sua história decorre em paralelo com as políticas que, de forma progressiva ou reaccionária, marcaram em mais de século e meio o nosso país. Foi um desafio que este periódico soube enfrentar com a dignidade e a coragem que lhe deram a credibilidade para se manter como referência no quadro da imprensa regional.

De há muito que o desafio de manter viva a chama que motiva a edição periódica das notícias que importam às nossas populações se torna mais e mais difícil. Estamos conscientes de que as novas realidades que ameaçam o nosso mundo são pouco amigas do rigor e da isenção. Por isso mesmo, a importância de promover e apoiar uma imprensa regional que, com espírito crítico, se mantenha viva e influente à escala local.
Essa é também uma responsabilidade das autarquias, que não descartamos e que tudo faremos para cumprir. O Setubalense faz falta. É inconcebível um futuro sem uma informação crítica e plural, sem uma imprensa de referência.

Muitos Parabéns.

Rui Garcia
Presidente da Câmara Municipal da Moita
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -