29 Novembro 2020, Domingo
- PUB -
Início Opinião Um primeiro balanço

Um primeiro balanço

Como é do conhecimento público, a decisão de reinício das actividades desportivas nos campos municipais passou a ser da responsabilidade da Câmara Municipal de Setúbal (CMS) que, no mês passado, deu luz verde ao início dos treinos de Iniciados, Juvenis e Juniores.

- PUB -

A CMS, importa frisar, tem sido exemplar na procura de soluções que, em linha com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS), e após seis meses de interrupção do desporto federado, pudessem permitir aos jovens regressar a um mínimo de normalidade no seu dia a dia, nomeadamente no domínio da prática desportiva.

Da nossa parte, elaborámos um plano de contingência que nestes primeiros 15 dias de treinos tem sido seguido com todo o rigor. Assim, todo o espaço foi adaptado, tendo sido instituídos corredores de entrada e saída, está em vigor a regular e permanente higienização, os treinos decorrem sem a presença dos pais ou de outros assistentes no recinto, todos os atletas trazem a sua garrafa de água, os balneários estão encerrados e as instalações sanitárias igualmente interditas, excepto em situação de urgência.
Acresce que os planos de treino, como não poderia deixar de ser, foram adaptados às circunstâncias, focados em exercícios individuais de modo a evitar o contacto físico entre os atletas.

Dito isto, não haja ilusões. Tal como ir à Feira do Livro, à Festa do Avante!, a um restaurante ou supermercado, podemos mitigar o risco, mas nunca eliminá-lo em absoluto, como é evidente.

- PUB -

Importa salientar também que de todos temos tido toda a colaboração no sentido de mitigar ao máximo o risco, todos têm adoptado comportamentos responsáveis, todos têm acatado as recomendações contidas no plano de contingência.

De certa forma, em pequena escala, diria que este regresso aos treinos desportivos é um ensaio prévio do regresso às aulas. Da nossa parte, com a ajuda de todos, estamos focados em tentar assegurar muitos dias bons e, se possível, poucos ou nenhuns dias maus.

 

- PUB -

Mais populares

St. Peter’s: Investimento de 4,6 milhões abre a porta a mais de 200 alunos

Novo edifício projectado para Setembro de 2021 permitirá também ao colégio ter alunos em regime de internato Nas actuais instalações, na Volta da Pedra, Palmela,...

Investigador do Politécnico de Setúbal entre os mais citados em todo o mundo

O professor Vítor Pires é um dos 37 portugueses que integram a lista especial da Universidade de Stanford   Vítor Fernão Pires, docente da Escola Superior...

Serviços municipais passam para antigo Lidl

Obras de reabilitação do futuro equipamento arrancam em Janeiro O concurso para a reabilitação do edifício ocupado anteriormente pela superfície comercial LIDL, na Quinta da...
- PUB -