27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoQue a latoaria em Setúbal não morra

Que a latoaria em Setúbal não morra

A imprensa regional é insubstituível. E “O Setubalense”, um seu lídimo representante, evidentemente, também o é. É, não só por se tratar do mais antigo jornal de Setúbal e um dos mais antigos do país, mas por mérito próprio. É o mais completo jornal do distrito. Daí; “O Seu Diário da Região”.

- PUB -

Na edição de terça-feira passada, entre diversas notícias relevantes, como a de estarem abertas vagas para 80 médicos nos hospitais do distrito de Setúbal, o Moscatel Ermelinda Freitas que venceu o prémio de Melhor Vinho Generoso no Concurso da Comissão Vitivinícola de Setúbal, a empresa sadina Etermar que ganhou concurso internacional para uma obra no Perú no valor de 11 milhões de euros, o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, a dizer, e bem, que “ O Governo deve pensar numa rede pública de lares e ampliar respostas existentes das IPSS”, uma reportagem sobre a última edição da Festa do Avante, e quem é que sabia que a única oficina de latoaria existente em Setúbal, poderá encerrar? Ficaram a saber, pela pena e reportagem de Maria Carolina Coelho, os leitores deste jornal.

E é sobre esta possível triste notícia que nos queremos pronunciar.

Num mundo onde impera o plástico, tanto dele ,depois de utilizado que não é reciclado nem depositado nos locais apropriados, representando assim um dos mais graves problemas ambientais ( há milhões de toneladas no mar), todas as alternativas a este material, devem ser preservadas e até aumentadas. A latoaria é uma delas.

- PUB -

Tal como se diz na reportagem, o senhor Jorge Varandas, 68 anos, latoeiro, é o proprietário da referida oficina situada no número 26 da Rua Capitão-Tenente Carvalho Araújo, nas traseiras da estação rodoviária, fabrica os mais variados utensílios, como baldes, regadores, caldeiras, cataventos. Fazendo ainda trabalhos de reparação. Queixa-se que a procura pelos seus artefactos , também devido à pandemia, tem diminuído. Muitos dos seus clientes eram turistas. Agora, como se sabe, são poucos. Para agravar a situação que poderá ir até ao fecho da oficina, o prédio onde a mesma se situa, foi vendido, deram-lhe cerca de três meses para abandonar o espaço e ainda não conseguiu outro.

Diz o senhor Jorge que gostava de ensinar a sua arte e até sabe de pretendentes.

Dizer ainda que para além desta arte se poder perder em Setúbal, e ao contrário dos utensílios fabricados em plástico, a latoaria é de duração quase eterna e não poluente. Portanto, a questão que se coloca é esta: se é crucial preservar-se o ambiente já tão degradado, conter e inverter o desemprego, irão as autoridades deste país do ramo do Trabalho e da Segurança Social, negarem apoio a este trabalhador e deixarem morrer esta arte em Setúbal? A Autarquia e outras entidades locais, não poderão também fazer qualquer coisa?

- PUB -

Mais um exemplo da utilidade deste jornal. Através dele, aqui fica o apelo não só a bem do senhor Jorge Varandas, mas também dos seus potenciais clientes, da cidade e do ambiente.

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -