26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoAlmada voltou a ganhar sentido de urgência

Almada voltou a ganhar sentido de urgência

Passados quase três anos das últimas eleições autárquicas, é hoje evidente que o município de Almada voltou a ganhar sentido de urgência na resolução dos problemas dos almadenses, com o concelho a abraçar um verdadeiro projeto de desenvolvimento virado para o futuro que, não abdicando de preservar a identidade de Almada, quer melhorar a qualidade de vida das suas populações.

- PUB -

O Partido Socialista, a Presidente de Câmara Inês de Medeiros e a sua equipa têm afirmado um verdadeiro modelo de gestão autárquica moderno e cosmopolita, não se aquartelando, como acontecia no passado, em estratégias gratuitas de confronto com a administração central nem se demitindo das responsabilidades quando o que está em causa é servir o interesse público. Dois exemplos disso mesmo são a assunção de novas competências no quadro do processo de descentralização ou mesmo a recente assinatura do acordo de parceria com o Ministério da Educação para a remoção do amianto em todos os estabelecimentos escolares do município.

Seja na frente social ou no ambiente e sustentabilidade, na cultura ou na educação, na habitação ou na mobilidade, Almada está a mudar. Desde a requalificação e animação do Mercado das Torcatas ou da Feira do Levante, passando pela remodelação do Parque Infantil das Bicicletas e pela criação do primeiro Parque Infantil Interativo e 100% Inclusivo. Desde a melhoria na higiene urbana à constante reparação e empreitadas de pavimentos pedonais e rodoviários, com a melhoria substancial da mobilidade em muitas zonas do concelho. Com a criação do Conselho Municipal de Juventude e do Orçamento Participativo Jovem, com a Criação do Feliz Almada ou o Lançamento da Casa da Dança e a nova dinâmica da Casa da Cerca. Também fundamental para uma maior qualidade de vida das populações tem sido a persecução de uma nova geração de políticas de habitação. Com a aprovação da Estratégia Local de Habitação, com a aplicação do Programa 1.º Direito e o levantamento geral de residentes para apoio e com o Habit’Almada para reabilitação e aquisição de fogos municipais.

Muito tem sido feito e muito mais está em execução. O antigo presídio da Trafaria, desativado há mais de 40 anos, vai ser totalmente remodelado e adaptado em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, num investimento de mais de 7 milhões de euros que criará um ecossistema de formação, investigação e inovação com grande impacto social e económico na região. Aqui nascerá uma nova Instituição de Ensino Superior: o IAT – Instituto de Artes e Tecnologia. A requalificação da Rua dos Pescadores também avançará e estará concluída até ao final do primeiro trimestre de 2021, prevendo a existência de mais árvores e de novos elementos de iluminação e de mobiliário urbano. Esta obra vem integrar um conjunto de intervenções de requalificação na Costa da Caparica, nas quais se enquadram a bonita renovação do Parque Desportivo do Atlântico, os novos acessos e parques de estacionamento das praias na zona sul, o futuro Museu Vivo de Arte Xávega e a requalificação da Estrada Florestal, com o lançamento da obra já aprovado, e prevendo a criação de uma via partilhada para bicicletas e peões.

- PUB -

Tudo isto são apenas alguns exemplos, tudo isto não é ainda suficiente para quem não se resigna. Certo é que muito tem mudado e está a mudar em Almada. Certo é que, três anos volvidos, Almada é hoje um concelho melhor para investir, para visitar e para viver.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -