25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoVitória que futuro?

Vitória que futuro?

Começo por agradecer ao Senhor Director a disponibilidade para publicar estas breves reflexões.

- PUB -

O Vitória atravessa uma das piores crises da sua longa e brilhante e centenária história.
A criação da SAD, uma solução encontrada pelo poder politico para gerir o futebol profissional na sua vertente “negócio” trouxe a muitos clubes e em especial ao Vitória uma torrente de problemas e ilusões, causados pela impreparação, falta de competências e aproveitamentos pessoais, que consumiram e definharam o clube.

O Vitória nunca foi capaz de parar e perceber o que lhe estava a acontecer e deixou-se envolver pela voragem do dito “futebol negócio” que levou a confundir o clube com a sociedade anónima desportiva (SAD) como se fossem, e não são, a mesma coisa
Chegados a esta altura impõe-se uma análise fria e descomplexada da situação da SAD.

Na verdade a “descida aos infernos” que foi a despromoção aos campeonatos não profissionais, coloca na ordem do dia a cedência de parte do capital social da SAD.

- PUB -

E sobre isto sejamos claros, o Vitória, não pode,nem deve, continuar a pôr em risco a sua própria sobrevivência para tentar salvar a SAD, que sucumbirá naturalmente se não fôr encontrada uma solução, bastando referir que na presente época são necessários dois milhões e meio de euros, quando sabemos da inexistência de receitas suficientes.

Que solução?

Temos para nós que a maioria do capital social da SAD tem de ser cedido a terceiros, com cuidados e segurança, que impeçam o repetir da situação dramática de outros clubes, muitos deles, quase centenários.

- PUB -

Para isso, é essencial garantir:
– Que o equipamento e o emblema do Vitória têm de ser os constantes nos Estatutos do Clube;
– Que os jogos em casa se realizem obrigatoriamente no Estádio do Bonfim;
– Que a nomeação e destituição do(s) administrador(es) nomeados pelo Clube é feita pelos órgãos sociais do Vitória e não pelos accionistas da SAD;
– Que o investidor terá de honrar todos os compromissos e obrigações, designadamente garantindo (garantia real, garantia bancária etc.) o plano de pagamento do PER, as contribuições e impostos que não estejam incluídos neste, as despesas correntes com o seu funcionamento, designadamente pessoal, incluindo jogadores, equipas técnicas,deslocações, água, electricidade etc etc.;
– Que pela utilização do Estádio, ginásios e instalações do clube a SAD pagará uma compensação justa, que ousamos indicar de € 350.000,00/ano;
– Que a gestão da SAD é feita de forma profissional e competente, de acordo com altos valores de exigência para a rentabilização do “negócio futebol”, tendo e mantendo equipas competitivas;

Se este cenário não se verificar teremos de apresentar um novo plano aos credores, tendo em conta as especificidades do momento, que permitam viabilizar a SAD.
Aproveito para opinar sobre a insolvência e dissolução da SAD.

Uma solução destas deverá ser sempre negociada com os credores, não podendo esquecer, que os prazos de prescrição são muito dilatados e que a existência de dívidas a profissionais que a FIFA sancione, nos impede de inscrever qualquer equipa de futebol, nas diversas modalidades e escalões( futsal,feminino..)

Julgar que defender a insolvência da SAD, de forma imediata e fácil, não é, nem nunca será uma solução.

Quanto ao Clube

O Vitória por aquilo que atrás dissemos está refém de dívidas de valor absurdo relacionadas, entre outros, com o famigerado Vale da Rosa, designadamente à Parvalorem (cerca de 13 milhões de euros) e a uma entidade bancária. Se em relação a esta Município já encontrou uma solução, a questão da Parvalorem está em aberto e não terá solução se o Município não conseguir inverter esta situação, sabendo nós, do empenho e cuidado que a Câmara Municipal,tem, no encontrar de soluções.

Resolvidas estas duas questões essenciais, temos todos de encontrar soluções para pagar o passivo do clube, porque sendo nós gente honrada, temos obrigação de tudo fazer para cumprir as nossas obrigações.

Vai ser fácil ? NÃO

Mas não podemos desistir da reestruturação profunda do modo de funcionamento do Clube, por meios democráticos e participativos, envolvendo todos os associados e os Setubalenses, chamando-os para a tarefa de salvar o Vitória, que só pode ser conseguida se, pelo menos, duplicarmos o número de sócios, que cumpram as suas obrigações, definindo e regulamentando o sistema de fixação do valor da quota, em função da categoria de sócio e não da ocupação de lugares no Estádio.

Os sócios que não gostam de futebol, merecem o mesmo respeito que os demais, porque é essencial defender e consolidar o ecletismo do Vitória.

Entendi escrever esta reflexão a título pessoal, antes da entrega de qualquer candidatura, tanto mais que não integrarei ou participarei na apresentação de qualquer candidatura, embora nºão desista do Vitória e designadamente da necessária alteração dos Estatutos.
Não me conformo, nem aceito a posição simplista de insolver a SAD e fundar outro clube.
O Vitória pela sua grandeza e história vai sobreviver e levantar-se , mas se o não conseguir terá de saber morrer de pé.

Tudo quanto escrevi, só a mim me responsabiliza.

Setúbal, 8 de Outubro de 2020
Cândido Casimiro – Sócio nº 1530

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -