26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoRBI ou a caminho de uma maior liberdade social

RBI ou a caminho de uma maior liberdade social

Os homens necessitados não são homens livres” – Franklin Delano Roosevelt

- PUB -

 

Embora o conceito de Rendimento Básico Incondicional tenha surgido apenas no século XIX, defendido por diversos pensadores importantes, como Charles Fourier, John Stuart Mill ou Joseph Charlier, as primeiras referências a um apoio pecuniário datam do século XVI pela pena dos filósofos humanistas Thomas More e Juan Luis Vives.

Por cá, a discussão sobre o assunto é tão recente quanto polémica, sobretudo por entrar em conflito com a base do modelo capitalista. Apesar da pobreza e dos problemas de equidade socioeconómica que este modelo cria, exacerbados pela recente pandemia, temos ainda uma mentalidade global que nos condiciona a não pensar para lá dele. E são diversas as ideias pré-concebidas que urge combater para a implementação de um outro modelo social, cujo objectivo seja empoderar as pessoas, a sua plenitude e a sua possibilidade de escolha, sem constrangimentos financeiros.

- PUB -

Mas afinal o que é o RBI? Segundo o livro Rendimento Básico Incondicional: Uma Defesa da Liberdade, este é “um rendimento cuja quantia deve ser suficiente para garantir condições de vida decentes, pago em dinheiro a todos os cidadãos de forma incondicional, ou seja, sem ter em conta a situação financeira, patrimonial ou salarial (no caso dos que sejam remunerados pelo trabalho) de todas as pessoas que o recebem”. Os seus autores – Jorge Pinto, Gonçalo Marcelo, Sara Bizarro e  Roberto Merrill – dizem ainda que “deve ser considerado um direito universal, individual e incondicional, e idealmente será uma quantia suficientemente elevada para assegurar a cada cidadão uma existência digna e uma participação na sociedade que esteja livre de constrangimentos económicos que levem à exclusão”.

A atribuição deste rendimento, creio, seria uma ferramenta para reduzir as enormes desigualdades que se acentuam cada vez mais, incentivando o envolvimento de todos os cidadãos nas respectivas comunidades – como iguais beneficiários do mesmo rendimento e por isso sem a condição estigmatizante que receber subsídios do Estado actualmente ainda acarreta – onde poderiam ter uma vida digna.

A sua implementação não requer a diminuição do Estado Social e continuaria a existir protecção social para problemas específicos tais como as incapacidades físicas, psicológicas, ou outros problemas de saúde, mas de uma forma menos complexa. Sabemos que a estrutura da Segurança Social não é em grande parte a mais acessível e muitas das pessoas que mais precisam de apoio acabam por não o receber devido à complexidade de todo o processo.

- PUB -

Em relação ao financiamento, existem vários modelos de RBI, adaptados às comunidades, pelo que importa ser criado um grupo de trabalho multidisciplinar que, à semelhança do que tem sido feito em diversos países, permita desenhar os moldes da implementação futura de um projecto-piloto adequado à nossa realidade.

Um dos mitos mais associados ao RBI é sem dúvida o seu alegado incentivo ao não trabalho. Contudo, há resultados empíricos de diversos estudos que demonstram precisamente o contrário: empoderadas e livres da obrigação de trabalhar para pagar contas, as pessoas mostram vontade de investir em si mesmas, na sua valorização académica e capacidade empreendedora. Pessoalmente, vejo aqui uma oportunidade para que todos sejam mais felizes, seguindo as suas vocações independentemente dos ganhos financeiros.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -