26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoÉ urgente

É urgente

A pandemia da covid19 é em todo o mundo um problema grave que se mostra de difícil solução, não só sob o ponto de vista sanitário mas também económico e social.  E quando ao fim duns meses de sacrifício se julgava que a situação ia melhorar eis que os números de infetados e de mortes dispara de novo para números ameaçadores.  Quem conduz a vida das nossas sociedades começam a sentir  que os problemas económicos ameaçam a estabilidade do sistema, pois os lucros dos capitais investidos começam a cair perigosamente. O “mercado”, o consumo, a produção, o investimento, peças fundamentais desta economia globalizada fazem-na entrar em colapso. Uma das consequências imediatas é valorizar em primeiro lugar as medidas protetoras da economia e passar a saúde para …depois.

- PUB -

A realidade é que toda esta confusão em que se vive hoje em dia começa a por a nu os defeitos que desde há muito tempo iam sendo apontados aqui e acolá: o aumento da pobreza, os problemas das agressões sem controle à “mãe terra”, a poluição e a deterioração da atmosfera, o aquecimento global, o degelo nos polos, o aumento dos “protestos” da natureza com furacões, enxurradas destruidoras, notória alteração das estações do ano, e tantas coisas ameaçadoras da estabilidade da nossa vida,  para uma data bem próxima – para daqui a uns trinta anos! Eis uma real ameaça que sentem os nossos jovens, independentemente do descalabros da pandemia. E começa a falar-se na necessidade duma “nova normalidade” onde se corrijam os defeitos desta em que vivemos que gera continuamente mais pobres e…mais milionários. E nesta confusão o povo agita-se, protesta, desobedece às regras sanitárias, torna-se agressivo, acentua o seu individualismo considerando “o outro” como possível inimigo.

Uma das vozes que há muito põe o dedo na ferida tem sido o Papa Francisco, primeiro com a encíclica “laudato Si” compelindo os cristãos e todos os homens de boa vontade para o que ele chama de “ecologia integral” e falando frequentemente na necessidade de mudar esta “economia que mata”. E agora vem completar os seus apelos ao mundo para efetivarem essa necessária mudança mas não esquecendo que “o outro” é sempre nosso irmão, e não inimigo, com a encíclica “Fratelli Tutti”. Estamos perante um apelo ao mundo para que haja com rapidez na correção necessária na reconstrução do “nova normalidade” que a pandemia da Covid 19 veio exigir.  Eu sei que na nossa Igreja há uma hierarquia, há bispos e presbíteros e diáconos, mas o apelo de Francisco é para todo o “povo de Deus” pois o combate ao individualismo, o estímulo à fraternidade e a preocupação com o “nosso irmão” pobre e marginalizado é tarefa de cada um de nós. Os vizinhos do meu prédio, os habitantes do meu bairro, o povo da minha cidade, é a mim que compete a mudança para que todos eles passem a ser “meus irmãos” – eis o apelo urgente de Francisco !!

É necessário que a voz do Para Francisco ecoe por todo o mundo e aí está uma verdadeira missão de todos os que se dizem cristãos. Esperamos que a nossa Igreja com a sua estrutura orgânica, com o País dividido em, dioceses e estas divididas em paróquias, seja um verdadeiro e forte eco da palavra mobilizadora do Papa. É que muitos dos fieis continuam a ter muita consideração pela palavra dos seus pastores.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -