25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoNo Velho Oeste sem lei

No Velho Oeste sem lei

Na final da semana passada, o Jornal Notícias noticiou que as competições no futebol de formação, suspensas desde Março devido à pandemia de Covid-19, regressariam de forma faseada a partir do final deste mês

- PUB -

Na realidade, a nível oficial e institucional, nada foi ainda comunicado formalmente aos agentes desportivos. A pouco mais de 15 dias, ao contrário do que foi noticiado, não creio que tal venha a ocorrer ainda este mês. Contudo, verdade seja dita que era importante que as competições fossem reatadas o mais rapidamente possível.

Num anterior artigo, já aqui fiz uma breve alusão ao impacto financeiro que a crise está a ter junto dos clubes de futebol de formação. O problema, no entanto, é mais profundo.
Neste limbo que se está a viver, onde apenas são permitidos treinos com inúmeras limitações, reina um autêntico Velho Oeste sem lei. Muito basicamente, vale tudo. Clubes que vão buscar jogadores a outros clubes à margem das regras elementares de fair play. Clubes que, na ausência da fiscalização devida, prosseguem com planos de treinos em total e grosseiro desrespeito pelas normas impostas, com isto beneficiando o infrator em detrimento de quem cumpre as regras. Enfim, a lista poderia continuar.

Este ambiente tóxico, note-se, ao nível do simples futebol de formação. Imagine-se como será no mundo complexo do futebol profissional, onde muitos milhões de euros estão em jogo.

- PUB -

É claro que, nesta altura, os olhos estão postos na evolução epidemiológica. Acontece que o primeiro balanço que se pode fazer do regresso às aulas nas escolas é francamente positivo. Tal como é positivo também, e tanto quanto é possível avaliar, o regresso aos treinos no futebol de formação.

Sejamos muito claros. Não há razão alguma para que não comecem as competições no futebol de formação. E a somar a todas as razões que já existiam, temos agora uma nova: colocar um ponto final no Velho Oeste sem lei que se instaurou.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -