18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoInfo & Dicas AUTO: Veja, seja visto e controle! (1ª parte)

Info & Dicas AUTO: Veja, seja visto e controle! (1ª parte)

Espero que todos os leitores de O Setubalense se encontrem bem de saúde, tal como as suas famílias.

- PUB -

No artigo anterior emiti a minha opinião acerca da escolha acertada sobre que tipo de combustível escolher, em função da utilização e do número de km realizados. Obtive algumas questões sobre eventuais esclarecimentos às quais fui respondendo de forma a ajudar os leitores. Espero ter ajudado e esclarecido todas as dúvidas apresentadas.

Hoje e nas próximas semanas, proponho-me a abordar o tema da sinistralidade automóvel, endereçar-vos algumas notas sobre quais são os pontos essenciais da segurança ativa e partilhar convosco algumas estatísticas de sinistralidade automóvel.

Em média, em Portugal, reportam-se cerca de 3500 sinistros por mês. Se atendermos à distribuição pelos meses, concluímos que no Verão acontece maior sinistralidade e, sobretudo mais vitimas mortais ou feridos graves (circula-se a velocidade média superior). Nos meses de Verão registam-se também mais autos policiais por excesso de velocidade e condução sob efeito de álcool acima dos limites legais.

- PUB -

A primeira conclusão a retirar, é que a velocidade de circulação é um fator relevante e altamente correlacionado com a gravidade das consequências para os ocupantes das viaturas envolvidas em sinistros. Deixo-vos alguma dicas para reduzirem a probabilidade de sinistros.

Seja prudente! Garanta que consegue imobilizar a sua viatura a qualquer momento.

Parece-me cabível relembrar que – excesso de velocidade – acontece quando uma viatura não consegue imobilizar a sua marcha no espaço livre e visível no sentido dessa mesma marcha. Temos a falsa ideia que o excesso de velocidade acontece, só, quando ultrapassamos os limites de velocidade impostos pelas regras impostas pelo código da estrada. Porém, não é assim! Poder-se-á constatar que circulamos em excesso de velocidade se circularmos a qualquer velocidade.

- PUB -

Nas próximas semanas continuaremos com este tema que, a meu ver, merece uma atenção especial. É tempo de relembrar que estamos num momento de forte propagação da Pandemia por infeção de COVID19 pelo que, todas as cautelas com a sua saúde e proteção, terão um efeito benéfico em quem o rodeia, na envolvente social da nossa cidade e no normal funcionamento da nossa economia local.

João P. Sampaio
Empresário Ramo Automóvel / Gestor de Empresas / MBA Marketing e Estratégia
(contactos para questões: [email protected] e WhatsApp 967050439)

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -