26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -

Pandemias

O fanatismo islâmico voltou a atacar no coração da Europa. Um professor de história e geografia, foi assassinado, decapitado, em Paris, por defender perante os seus alunos, a liberdade de expressão e ter feito referência ao ataque terrorista, perpetrado também por fanáticos islâmicos, contra a redação do semanário satírico, Charlie Ebdo.

- PUB -

A maior expressão deste fanatismo, foi atingida com o auto-denominado Estado Islâmico, que cometeu as maiores atrocidades, dos tempos modernos, em nome de Deus. Mas, apesar de toda a guerra que lhe foi movida, como se constata, qual hidra peçonhenta e letal, sabia-se e agora é mais uma confirmação, não foi erradicado. Longe disso! Aliás, nunca deixou de estar ativo na África sub-sariana. Por exemplo, com as milícias Al-Shabaad (um ramo da Al-qaeda), na província de Cabo Delgado em Moçambique, onde tem semeado o terror e a morte. Mesmo com muito maior expressão do que no coração da Europa. Infelizmente, com muito menor divulgação mediática, por se situar no coração… de África.

Parece incrível, como a religião pode levar a tais extremos. Seres humanos, cometerem tão hediondos crimes em nome de Deus. Que paradoxo! Tenha Ele a designação que tiver, é concebível um deus mau e vingativo? Não deveria ser só amor e perfeição?
Dito isto sobre o fanatismo de fações mais extremistas do islamismo, convém lembrar o que por vezes, parece esquecido; é que este fenómeno, esta aberração, mais concretamente, o obscurantismo e não só, como adiante se verá, também afeta fações, seitas, do cristianismo. Afeta e de que maneira! A ponto de contribuir para a eleição de presidentes de países tão relevantes como os EUA ou o Brasil. Neste último, a sua contribuição, como se sabe, foi mesmo decisiva. E aqui na Europa, em Portugal, por exemplo, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), não é já detentora de um tão apreciável património imobiliário e de estações de rádio e televisão? A IURD, a Igreja Maná e outras seitas ditas cristãs, não têm horas e horas de tempo de antena em quase tudo o que é rádio local? Não prometem o céu e a cura para todos os males? Os psicologicamente mais fragilizados e incautos, não caem na esparrela e não pagam o dízimo?

Mas, como acima dizíamos, a sua propaganda e influência não se limita, o que já seria muito, a prometerem tudo e mais alguma coisa e ao obscurantismo. Mesmo perante a morte, quando se recusa uma transfusão de sangue, o que é isso? Mais grave ainda; quando essa prática inclui descendentes menores, inocentes crianças, como classificar? Baseadas na sua interpretação da Bíblia, não é esta a prática das Testemunhas de Jeová? Feliz e justamente, no caso dos menores, a Lei sobrepõe-se e impede.

- PUB -

Portanto, não precisamos recuar ao tempo das Cruzadas ou da Inquisição.

O fanatismo e o obscurantismo religiosos, são uma autêntica pandemia. Pior ainda que as de origem viral. Estas, podem desaparecer, ter cura ou vacina. Aquela, é incurável. Mas, até como prevenção, deve ser denunciada.

 

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -