27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoPENSAR SETÚBAL: Eleições presidenciais americanas 2020: Can we, europeans, vote too?

PENSAR SETÚBAL: Eleições presidenciais americanas 2020: Can we, europeans, vote too?

Esta minha ideia peregrina de podermos votar nas eleições presidenciais dos Estados Unidos da América (EUA), é um mero exercício académico, porque, como é óbvio, só os cidadãos norte-americanos é que podem escolher o seu presidente.

- PUB -

Mas, em termos abstratos, é um cenário que me agrada. Não sou americano, mas acompanho sempre muito atentamente as respectivas eleições.

Estas, pela sua importância, transcendem o espaço físico, cultural, político e emocional americano e projectam-se um pouco por todo o mundo, afectando directa, ou indirectamente, as dinâmicas dos restantes países.

As relações entre europeus e norte-americanos, têm tido as suas flutuações ao longo do tempo.

- PUB -

Os EUA foram desde o século XVII, logo após o simbólico barco Mayflower ter chegado ao Novo Mundo, até ao século XX, uma emanação da nossa velha Europa, infelizmente em detrimento da civilização nativo-americana.

Milhões de pessoas dos mais variados locais, mas maioritariamente da Europa, afluíram à terra das oportunidades, na procura de melhores condições de vida.

A Declaração de Independência dos EUA, redigida sobretudo por Thomas Jefferson, é um documento fascinante que recomendo vivamente e que inspirou os principais conceitos basilares que sustentam as nossas democracias.

- PUB -

Temos, portanto, laços comuns muito fortes.

Na Primeira, mas sobretudo, na Segunda Guerra Mundial, o apoio norte-americano foi indispensável, nomeadamente contra o perigo nazi.

Após a Segunda Guerra Mundial, e durante toda a Guerra Fria, foram os EUA que nos protegeram das ditaduras comunistas, através do seu poder de dissuasão bélica.

Com a queda simbólica do Muro de Berlim, o “chapéu” protector deixou de fazer tanta falta, e então sobressaíram as diferenças que existiam, mas que se tinham mantido ocultas.

Principalmente desde os anos noventa, tem vindo a desenvolver-se em algumas franjas das nossas sociedades europeias e, em particular, em alguma esquerda, um sentimento anti-americano.

Vimos vários milhares de pessoas nas ruas a protestar contra a ocupação anglo-americana do Iraque, mas não vimos uma só pessoa, nestas nossas mesmas ruas, a manifestar repudio pelos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001.

As culpas, como seria de esperar, encontram-se nos dois lados. Por um lado, a tendência dos americanos em considerarem-se os “donos” do mundo, e consequentemente, manifestarem alguma arrogância e sobranceria relativamente aos restantes.

Por outro, a incapacidade e por vezes a falta de coragem e de articulação da nossa velha Europa, em apresentar uma voz unida, e ser firme não só em relação aos EUA como também a outros, nomeadamente a Rússia “Putiniana” e a China comunista.

Por vezes, torna-se necessário um pouco de ambas. Coragem temperada com diplomacia. Contudo, salvo para com o terrorismo, deve prevalecer quase sempre a diplomacia. Mas com firmeza.

Europa e América devem compreender-se mutuamente, em virtude de possuirmos laços comuns, uma mesma herança civilizacional e não incentivar o isolacionismo, que é a antítese das nossas relações.

E é por isso que gostaria de votar nas eleições presidenciais norte-americanas. Donald Trump é um sujeito rude, ignorante, perigoso, fascistóide.

Como diz Viriato Soromenho-Marques, é paupérrimo em decência.

Eu iria votar em Joe Biden.

E o caro leitor, em quem votaria?

Can we, europeans, vote too?

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -