25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoHá cinco anos

Há cinco anos

“Um impossível adeus”, poema de César Príncipe que integra o conjunto de depoimentos da edição da Associação Conquistas da Revolução (ACR), “Vasco, nome de Abril”, foi objecto de leitura por parte de um associado, Daniel Costa Sequeira, na sessão levada a cabo no Café-Concerto do TEMPO, Teatro Experimental de Portimão, a 5 de Dezembro de 2015.

- PUB -

Com o objectivo ainda de dar a conhecer o livro “Conquistas da Revolução”, a iniciativa, dirigida por Pedro Purificação, igualmente sócio, contou com a intervenção de Manuel Carvalho, Militar de Abril e membro da Direcção da ACR. Não deixou de ser recordada a prisão no Hospital de São José da enfermeira Hortência Silva, natural da terra, julgada e absolvida a 3 de Fevereiro de 1955, depois de ter passado algum tempo isolada e de janela entaipada, tinha então cerca de 20 anos. Contra ela fora instituído o processo 14811/54 por ter assinado um documento protestando contra a proibição do casamento das enfermeiras e ser suspeita de simpatia pela Revolução Socialista de Outubro.

Há cinco anos bate certo nas contas, porque metemos-lhe mais política: ao fim e ao cabo a caminho de dois Centenários inapagáveis, e adiantemos o do PCP, a 6 de Março de 2021, já em comemoração, com mais um Congresso feito – o XXI, outra maneira de numerar -, e o do Primeiro-Ministro do Povo e dos Trabalhadores, dois meses depois.

Tinha, em Portimão, de ser afirmada a solidariedade internacionalista com a luta de todos os povos em todos os continentes, ou o poema citado não dissesse de Vasco que ele era e ficou como um nome para transformar a História, general, soldado, engenheiro, operário, português, universal. Ao autor cabe o mérito de não se ter ficado pelo nosso País, induziu- -nos à memória.

Valdemar Santos
Militante do PCP
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -