20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoRequalificação urbana no concelho de Santiago do Cacém com investimento de 11...

Requalificação urbana no concelho de Santiago do Cacém com investimento de 11 milhões de euros

A dinâmica desenvolvida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém ao nível da requalificação urbana representa um investimento na ordem dos 11 milhões de euros e configura-se como uma das prioridades estratégicas da intervenção municipal. As intervenções, concretizadas, a decorrerem ou previstas, estão integradas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) para o Concelho de Santiago do Cacém, no âmbito do Portugal 2020 e comparticipado pelo FEDER.

- PUB -

A requalificação do Espaço Público no Bairro das Flores mudou a imagem geral do maior bairro de Vila Nova de Santo André, construído há mais de 40 anos. Sendo esta uma das maiores empreitadas realizadas pela Câmara Municipal, num investimento de dois milhões de euros. Relativamente ao Bairro do Pinhal, o investimento total elegível foi superior a um milhão de euros. Com estas duas intervenções a Autarquia requalificou os dois bairros com o objetivo de contribuir para o bem-estar não só dos seus moradores mas da população da cidade no seu geral, através do usufruto de melhores condições de mobilidade e habitabilidade do ambiente urbano.

Ainda em Vila Nova de Santo André está previsto avançar em 2021, com a requalificação da Área de Acolhimento Empresarial de Santo André, um investimento de 2,3 milhões de euros, e do Bairro dos Serrotes orçada em um milhão de euros.

A cidade de Santiago do Cacém recebe um investimento superior a dois milhões de euros para o projeto de “Requalificação do Mercado Municipal e Espaço Público Envolvente”. A intervenção reflete-se numa nova imagem da sede do Concelho, mais moderno, acessível e amplo. Seguindo esta linha, a Câmara irá iniciar em 2021 a requalificação do Jardim Municipal em Santiago do Cacém.

- PUB -

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém avançou, também, com a empreitada de execução de arruamentos, pavimentação e espaços exteriores e a criação de espaços verdes no loteamento do Bairro Pôr do Sol, em Vale Matanças, Santiago do Cacém. Uma intervenção que a Autarquia assumiu com o objetivo de terminar uma obra que era da responsabilidade de um loteador privado, mas que não foi concretizada.

As obras de requalificação urbana que estão a decorrer em Alvalade, que representam um investimento na ordem dos 800 mil euros, contempla a Praça D. Manuel I, a Rua 31 de Maio de 1834, a Rua Duque da Terceira, a Rua de S. Pedro, a Rua e o Largo 25 de Abril. A Autarquia tem como objetivo valorizar toda a zona antiga da vila de Alvalade, que tem uma história e património muito relevantes. A complementar esta intervenção os serviços da Câmara Municipal realizaram trabalhos de melhoria na rede de abastecimento de água.

No Cercal do Alentejo decorrem duas importantes obras, a reabilitação do edifício do Mercado Municipal e a requalificação da Praça da Igreja Matriz, que engloba o Largo da Igreja, a Rua Guerra Junqueiro, parte da Rua do Passal, da Rua da Aldegalega e da Azinhaga do Barranco. A intervenção na Rua da Parreira estende-se ao cruzamento desta com a Rua Centenários da Independência. O Município de Santiago do Cacém vai suportar, por si, o custo desta operação na ordem dos 800 mil euros. Nesta intervenção os serviços da Câmara Municipal estão, ainda, a realizar trabalhos complementares ao projeto.

- PUB -

O objetivo da Autarquia com estas intervenções é o de humanizar os espaços públicos, melhorando a sua a utilização e fruição. Dando prioridade à circulação de peões ao melhorar a mobilidade com novos pavimentos, trazendo maior acessibilidade ao reestruturar estacionamentos, colocando sinalização rodoviária e organizando a circulação automóvel. As requalificações estendem-se, igualmente, à reconfigurar das redes de abastecimento de água, de pluviais, e, em algumas zonas, de esgotos. A criação de espaços verdes, a arborização, a colocação de mobiliário urbano funcional, a melhoria da iluminação pública, a criação e organização de zonas de esplanada, a introdução de medidas ecológicas, são ações levadas acabo pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém para dar aos munícipes, e a quem nos visita, melhor qualidade de vida.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -