26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPENSAR SETÚBAL: Carta a Carlos Silva

PENSAR SETÚBAL: Carta a Carlos Silva

Começo por dar-lhe os parabéns e referir-lhe que para a construção da sua lista de consenso foi indispensável o trabalho altamente meritório de Francisco Alves Rito, Helena Parreira e Paulo Oliveira, o que não surpreende uma vez que são três vitorianos prestigiados.

- PUB -

Todavia, durante a derradeira reunião onde se foi construindo a referida lista, não respondeu a nenhuma das questões que lhe coloquei, nem mencionou que esta candidatura tem o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

Se olhar para a geografia da 1ª Liga fica logo esclarecido. A norte do rio Douro existem nove (!!!) clubes: Porto, Boavista, Guimarães, Braga, Gil Vicente, Paços de Ferreira, Moreirense, Rio Ave e Famalicão.

Metade da 1ª Liga numa área cujas localidades distam no máximo 50 Km entre si, com os óbvios benefícios sociais, económicos, desportivos e políticos que daí advêm, para toda uma região.

- PUB -

Lisboa, três: Benfica, Sporting e B-SAD; Regiões Autónomas, três: Marítimo, Nacional e Santa Clara; Região Centro, Tondela.

A sul do rio Tejo somente dois, Farense e Portimonense. Alentejo, nem um. Uma tristeza.
Quanto ao Distrito de Setúbal, foi aquele que nas últimas cinco décadas mais peso perdeu no mapa do futebol, tendo chegado a ter seis (!!!) clubes na 1ª Liga: Vitória, CUF, Barreirense, Montijo, Amora e Seixal.

Actualmente, nem um. Aí sim, um deserto, uma tristeza e um forte motivo de reflexão.

- PUB -

Se o futebol vai mal, todas as restantes modalidades se ressentem, quer queiramos, ou não.

Quanto a si, gostaria de apresentar-lhe a “eterna” tabela:

Em vinte cinco anos, o Vitória teve apenas quatro mandatos completos, nove mandatos incompletos e quatro comissões de gestão, num registo claro e inequívoco de instabilidade directiva.

Actualmente, o Vitória encontra-se falido, sem património, com um estádio obsoleto, com 24 milhões de euros em dívidas e agora condenado ao 3º escalão.

Desde 2015 que o Vitória tem estado debaixo da alçada dos Planos Especiais de Revitalização (PER), tendo o último sido aprovado em Junho de 2019 e reflecte as dívidas mencionadas atrás.

As dívidas ao Estado cifram-se em 5,2 milhões de euros, a fornecedores e a outros credores chega quase ao milhão de euros e os financiamentos obtidos superam os 17,5 milhões de euros.

Depois temos a SAD. Dívidas? Quais são? Quantos milhões? Ninguém sabe ao certo. A SAD foi sempre uma entidade intencional e deliberadamente opaca, onde imperou a falta de competência e aproveitamentos pessoais, que depauperaram e fragilizaram o clube, o que constitui um sério obstáculo para a entrada de investidores sérios e credíveis. Sei do que estou a falar.

Caro Carlos Silva; desejo-lhe a si e a toda a sua equipa, um óptimo ano de 2021 e as maiores felicidades no desempenho desse árduo e espinhoso cargo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -