26 Fevereiro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Opinião Melhorar Alcochete. Um projeto, um rumo, um caminho

Melhorar Alcochete. Um projeto, um rumo, um caminho

Finalizei o meu terceiro ano de mandato enquanto Presidente de Câmara Municipal de Alcochete, com um percurso do qual não posso deixar de me orgulhar. Fi-lo, lado a lado com uma equipa coesa, competente, que nunca vacilou em momento algum. Com os trabalhadores da Autarquia aprendi que, nos momentos importantes e decisivos, nunca falham. Nunca nada foi negligenciado, apesar dos constrangimentos com que todos trabalhámos no terrível ano de 2020.

- PUB -

Confesso que não esperava chegar a um ano do fim de uma caminhada dura, mas gratificante, numa situação que manifestamente não estávamos à espera, e para a qual tivemos de dar resposta rápida.

Estou sinceramente convicto que respondemos bem.

Atuámos em todas as frentes num esforço de minimização das consequências desta pandemia, que teima em continuar a fazer estragos na economia, na saúde e, mais tragicamente, nas vidas que leva.

- PUB -

Infelizmente, quando a situação já parecia tomar um ar de normalidade, estamos novamente a reviver o pesadelo de março de 2020.

Mas estamos cá. Para continuar o nosso trabalho de proteger os mais vulneráveis, garantir a normalidade possível e preparar o futuro da nossa terra e da sua população.

Quero aqui deixar uma nota que considero relevante para quem nos lê.

- PUB -

Apesar de todas as dificuldades criadas por este ciclo pandémico, o concelho não parou. Esta situação não será eterna, com plena certeza de que quando retomarmos a vida normal que todos desejamos, temos de estar preparados para um impulso forte e eficaz da economia do concelho.

Para que isso aconteça, em 3 anos, deitámos mãos à obra e o resultado é bem visível.

  • Investimento de 3.407.693,73 euros na educação;
  • Investimento de 1.492.268,36 euros no desporto;
  • Investimento de 307.142,95 euros nos edifícios municipais;
  • Investimento de 1.374.252,20 euros na rede viária.

Valores estes que refletem bem a nossa vontade em dar um novo impulso ao concelho.

Não estão incluídos nestes valores a recuperação e ampliação da Escola Básica do Samouco no valor aproximado de 1.000.000 euros, a segunda fase da Escola do Monte Novo, já iniciada e orçamentada em cerca de 460.000 euros e a requalificação do Polidesportivo de S. Francisco, que se cifra em cerca de 430.000 euros a iniciar ainda este ano.

A requalificação e ampliação da Escola Básica do Samouco é muito importante. A freguesia tem de caminhar a par das suas congéneres e uma pandemia não pode servir de desculpa para travar investimentos. Antes pelo contrário, deve aproveitar estes períodos de paragem forçada das atividades letivas para preparar o regresso com todas as condições necessárias à prática de um ensino de qualidade.

Para que as aulas possam decorrer em segurança, os jovens alunos ficarão alojados em monoblocos com ar condicionado e com todas as condições de conforto e segurança sanitária, a exemplo do que aconteceu em Alcochete, onde as aulas decorreram na mais perfeita normalidade.

Apostar na educação é apostar no futuro. É investir com consistência, sem fogachos eleitoralistas que se apagam imediatamente no dia seguinte aos atos eleitorais. O que fica serve as gerações futuras, independentemente de quem sai e de quem entra na Autarquia.

O nosso orçamento, fruto de uma gestão rigorosa e criteriosa, tem vindo a crescer ano após ano, de 15.832.639 euros em 2018 até aos atuais 19.336.224 euros em 2021 e ao contrário do que se possa fazer crer, o investimento realizado nas nossas três freguesias tem sido uma constante no decurso deste nosso mandato.

Reduzir dívida e aumentar investimento

Quando tomámos posse em 2017, a dívida total do município a terceiros era de 9.800.810.41 euros, comparativamente a 2020 em que encerrámos as contas com um valor total de dívida a terceiros de cerca de 6.400.000,00 euros.

É possível fazer uma gestão com muito empenho, transparente e rigorosa sem com isso aumentar a dívida e deixar de realizar investimentos estruturais em todo o concelho.

Imposto Municipal sobre Imóveis

A evolução do IMI, nos últimos 3 anos, foi a seguinte:

2018 – 0,445%

2019 – 0,425%

2020 – 0,399%

2021 – 0,380%

Acrescentamos o facto de também por nós estar implementado o IMI Familiar que proporciona as seguintes deduções fixas:

Para quem tem 1 filho, deduz 20 euros.

Para quem tem 2 filhos, deduz 40 euros.

E a partir de 3 ou mais filhos terá uma dedução de 70 euros.

Derrama

Como não somos insensíveis às empresas que criam riqueza e emprego no concelho, em 2020 reduzimos em 1% a taxa de derrama para sujeitos passivos com um volume de negócios no ano anterior até 150.000 euros e derrama geral de 1,5% para estimular o investimento.

Para 2021 reduzimos a derrama em 0,5% para sujeitos passivos com um volume de negócios no ano anterior até 150.000 euros e derrama geral de 1,5%.

Participação Variável no IRS

Durante os últimos anos aplicámos a taxa de 5%. Em 2021 reduzimos para 4% devolvendo aos munícipes 1% dessa receita.

Ação Social

Foi através da Ação Social que, por razões óbvias, a autarquia teve de dar as respostas mais céleres e ajustadas.

Jamais trocaria um voto por uma vida humana!

Por isso, acudimos de imediato aos mais vulneráveis, apoiámos as 4 instituições de solidariedade social do Concelho, demos condições aos alunos mais necessitados, a quem distribuímos computadores para poderem ter aulas em casa, tratámos que os nossos idosos não ficassem desamparados, distribuímos refeições, não descurámos a saúde mental, a habitação social e a custos acessíveis, a entrega de medicamentos e compras de primeira necessidade ao domicílio, entre um conjunto de outras ações que temos vindo a acompanhar durante o evoluir da situação pandémica que assola o mundo e o nosso concelho em particular.

Reduzimos temporariamente as tarifas da água em 35% para consumos domésticos e 30% para não-domésticos.

Mas não ficámos por aqui nos apoios.

Isentámos as rendas de habitação social, as taxas de ocupação comercial na via pública e as rendas dos edifícios comerciais públicos.

Por último, não posso deixar de referir o esforço extra exigido aos nossos trabalhadores. As organizações vivem dos seus recursos humanos, da sua dedicação e qualidades profissionais. Todos eles estiveram à altura das solicitações. É justo que o reconheça e lhes deixe aqui uma palavra de gratidão.

Estamos seguramente a Melhorar Alcochete. Para 2021, tenho um projeto, um rumo, um caminho. Vou percorrê-lo com determinação e com empenho. Conto para isso com todos aqueles que até aqui me têm acompanhado.

Presidente da Câmara Municipal de Alcochete

(O autor usa a nova ortografia)

- PUB -

Mais populares

Morto a tiro em festa na encosta da Bela Vista

Um homem com cerca de 30 anos morreu este domingo baleado com dois tiros numa festa ilegal que decorria na encosta da Bela Vista,...

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Dores Meira acusa PS de falsear realidade sobre estacionamento pago na cidade

Dores Meira não poupa criticas às razões que o PS tem alegado. E aponta-lhe os casos de Lisboa e Almada   O estacionamento pago na cidade...
- PUB -