26 Fevereiro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Opinião A Nossa Saúde: Covid-19 e gravidez

A Nossa Saúde: Covid-19 e gravidez

Desde o aparecimento do vírus Sars-Cov-2, muitas dúvidas têm surgido relativamente à sua interferência com a gestação.

- PUB -

Apesar da escassa informação científica publicada, e à necessidade de constante actualização, torna-se fundamental uma partilha com a mulher grávida da informação já conhecida.

Aparentemente parece não existir maior risco de infecção por Sars-Cov-2 na mulher grávida comparativamente com mulher não grávida da mesma idade. Quando a infecção acontece parece estar associada a um discreto aumento do risco de parto prematuro, e mesmo de parto por cesariana. Estes desfechos parecem estar diretamente relacionados com a gravidade da infecção materna.

No que diz respeito à transmissão do vírus de mãe para feto, em alguns casos foi identificado a sua presença na placenta, membranas ou mesmo do feto, mas não foram descritos casos de malformações fetais causados por esta infecção.

- PUB -

Em relação ao parto na grávida infectada com sintomas ligeiras ou assintomáticas, não existem recomendações para alterar os protocolos de indução de trabalho de parto ou a via de parto. De igual forma a epidural deverá ser proporcionada a todas as grávidas com infectadas.

Após o parto, os recém-nascidos têm recomendação para ser testados e as mães devem usar mascara bem como praticar todas as normas de higiene das mãos e etiqueta respiratória recomendadas. A separação da mãe e do recém-nascido deve ser discutida em reunião multidisciplinar, com pediatra e infeciologista, e a opção materna tida em conta.

Apesar de não existir evidência se o vírus é excretado pelo leite, a decisão de aleitamento deve ser individualizada consoante a situação clínica materna. Mantem-se de forma geral a recomendação do aleitamento tendo em conta os seus benefícios maternos e do recém-nascido, embora não se possam excluir os riscos de infecção dada a proximidade da mãe ao bebé.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Morto a tiro em festa na encosta da Bela Vista

Um homem com cerca de 30 anos morreu este domingo baleado com dois tiros numa festa ilegal que decorria na encosta da Bela Vista,...

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Dores Meira acusa PS de falsear realidade sobre estacionamento pago na cidade

Dores Meira não poupa criticas às razões que o PS tem alegado. E aponta-lhe os casos de Lisboa e Almada   O estacionamento pago na cidade...
- PUB -