26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA Nossa Saúde: Covid-19 e gravidez

A Nossa Saúde: Covid-19 e gravidez

Desde o aparecimento do vírus Sars-Cov-2, muitas dúvidas têm surgido relativamente à sua interferência com a gestação.

- PUB -

Apesar da escassa informação científica publicada, e à necessidade de constante actualização, torna-se fundamental uma partilha com a mulher grávida da informação já conhecida.

Aparentemente parece não existir maior risco de infecção por Sars-Cov-2 na mulher grávida comparativamente com mulher não grávida da mesma idade. Quando a infecção acontece parece estar associada a um discreto aumento do risco de parto prematuro, e mesmo de parto por cesariana. Estes desfechos parecem estar diretamente relacionados com a gravidade da infecção materna.

No que diz respeito à transmissão do vírus de mãe para feto, em alguns casos foi identificado a sua presença na placenta, membranas ou mesmo do feto, mas não foram descritos casos de malformações fetais causados por esta infecção.

- PUB -

Em relação ao parto na grávida infectada com sintomas ligeiras ou assintomáticas, não existem recomendações para alterar os protocolos de indução de trabalho de parto ou a via de parto. De igual forma a epidural deverá ser proporcionada a todas as grávidas com infectadas.

Após o parto, os recém-nascidos têm recomendação para ser testados e as mães devem usar mascara bem como praticar todas as normas de higiene das mãos e etiqueta respiratória recomendadas. A separação da mãe e do recém-nascido deve ser discutida em reunião multidisciplinar, com pediatra e infeciologista, e a opção materna tida em conta.

Apesar de não existir evidência se o vírus é excretado pelo leite, a decisão de aleitamento deve ser individualizada consoante a situação clínica materna. Mantem-se de forma geral a recomendação do aleitamento tendo em conta os seus benefícios maternos e do recém-nascido, embora não se possam excluir os riscos de infecção dada a proximidade da mãe ao bebé.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -