26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoCrise social e equívoco político

Crise social e equívoco político

O CDS que já foi o partido do táxi, provavelmente, será o partido da lambreta, da bicicleta, ou de coisa nenhuma. Este partido, que foi um dos fundadores da nossa democracia e alegado representante da doutrina social da Igreja, pode ser vítima do equívoco político deste sistema multipartidário. E, pura e simplesmente, extinguir-se.

- PUB -

O problema do CDS, ao contrário do que se possa pensar, devido à atual luta de galos pela sua liderança e depois da curta permanência de Assunção Cristas, não tem a ver com a maior ou menor capacidade do seu atual presidente, Francisco Rodrigues dos Santos. Tem a ver sim, com o equívoco político que representam os três tradicionais partidos do chamado arco do poder; PS, PSD e CDS. Tem também a ver com o aparecimento de novos partidos de direita; Iniciativa Liberal, Livre e, nomeadamente, o Chega de extrema direita, de André Ventura.

O equívoco político, é que nenhum destes três partidos representam as ideologias que dizem representar; o socialismo, a social-democracia e a democracia cristã. Estão subordinados ao capitalismo. Nomeadamente, o que menos deveria estar; o PS. Esse é que é o grande equivoco e o drama dos nossos dias. Não só em Portugal, evidentemente. Os trabalhadores, os reformados, os desempregados, as pessoas de uma maneira quase geral, os povos, estão desiludidos. As assimetrias sociais acentuam-se. Os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Além disso, o sistema capitalista, visa essencialmente o lucro. Não olhando a meios para o conseguir. Os recursos naturais vão-se esgotando e os desequilíbrios ambientais, a poluição da terra, dos rios e dos mares, dá origem às tão nefastas alterações climáticas.

Perante tudo isto, surgem então novos partidos, mas não partidos novos. Ou seja, com a mesma prática dos anteriores. E, pior que isso, surgem os demagogos, os populistas e os que, dizendo-se anti-sistema, o que pretendem no fundo, é impor métodos prepotentes e antidemocráticos, de má memória. No século passado, conduziram a duas devastadoras guerras mundiais e coisas tão hediondas como o holocausto. Procuram dividir para reinar. São contra as minorias étnicas, contra os emigrantes, contra os que são efetivamente anti-sistema.

- PUB -

Apesar da tão prodigiosa evolução tecnocientífica e da globalização que poderiam ser um bem para toda a humanidade, são apenas para uma minoria.

Portugal, a Europa, o mundo, vivem dias sombrios. Mais negros ainda, por causa da pandemia que veio expor mais as chagas da desigualdade e da injustiça, do capitalismo.
Que fazer? Esperar confinados em casa que a crise passe? Claro que agora temos de estar confinados. Mas não eternamente! Com os devidos cuidados, temos de sair e fazer o essencial. Temos de confiar em quem nos trata, na ciência, confiar em nós próprios e em todos aqueles que querem sacudir de vez os vírus. Da doença, da fome, da injustiça. E há cura para isso! Para além dos fármacos e das vacinas, há a política. Mas sem equívocos!

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -