9 Março 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Opinião Que documentos preciso para vender ou arrendar uma casa?

Que documentos preciso para vender ou arrendar uma casa?

Seja porque nasceu um filho ou porque se mudou para uma nova cidade, chega o momento em que é preciso vender ou arrendar uma casa.

- PUB -

Por isso, hoje falo-lhe da documentação essencial para vender ou arrendar um imóvel.
Caderneta Predial: obtém-se no portal das finanças, online ou na sua repartição local. É um dos documentos necessários para identificar o imóvel e a sua localização, e serve para o pagamento dos impostos na venda ou para registar um contrato de arrendamento.

Certidão Permanente do Registo Predial: obtém-se na conservatória ou online e permite saber se recaem hipotecas ou penhoras sobre o imóvel, que terão de ser liquidadas no acto da venda.

Licença de Utilização: normalmente mencionada na certidão permanente ou na própria escritura, pode ser obtida no gabinete de urbanismo da sua Câmara
Municipal. É isenta se o imóvel tiver sido construído anteriormente a 1951.

- PUB -

Permite atestar a idoneidade do imóvel para ser usado para o fim declarado – habitação, comércio, industrial, etc.

Certificado Energético: obtido através de técnico especializado e autorizado pela ADENE, que podem ser encontrados no website www.sce.pt. É isento para habitações com menos de 50m2 e atesta a eficiência energética do edifício, para além de dar algumas recomendações de melhorias.

Ficha Técnica da Habitação: obrigatória para imóveis construídos após 30 de Março de 2004, é chamada muitas vezes de BI da casa e descreve as características técnicas e funcionais do edifício. Pode ser obtida na Câmara Municipal e deve ser passada ao novo proprietário no acto da escritura.

- PUB -

Saiba que esta lista não é exaustiva. No entanto menciona os principais documentos, para que servem e onde se podem obter. Caso tenha questões, estou disponível para esclarecer.

916 135 620
maria.robalo.gomes@century21.pt
mgomes.cdc21.pt

- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

ANAC recusa-se a fazer apreciação ao aeroporto do Montijo sem parecer favorável de todos os municípios

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) não vai fazer apreciação prévia de viabilidade para efeitos de construção do Aeroporto Complementar no Montijo, solicitada...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...
- PUB -