26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoDa necessidade do feminismo

Da necessidade do feminismo

Esta não é a primeira vez que abordo esta questão – e certamente não será a última! – , mas aproximando-se o Dia Internacional da Mulher que, curiosamente, é antecedido pelo Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica, instituído em 2019, não poderia deixar de aproveitar a data.

- PUB -

Debater e defender o feminismo é necessário! Na verdade, falar de feminismo é falar de uma evolução integral do que é ser Humano, é um abandonar da ditadura de género em que ainda vivemos, embora exista uma larga franja da sociedade que não o entende. Talvez por isso, e apesar do discurso feminista que vai ganhando algum peso, urge continuar a apostar num esclarecimento do que é o feminismo; creio mesmo que muita gente ainda não o sabe, mas esta é uma ideologia que advoga a defesa dos direitos das mulheres, com base no príncipio da igualdade e da não discriminação assente no género.

Embora nos últimos anos se tenha assistido a uma evolução no sentido de transformar a sociedade patriarcal em que ainda vivemos numa outra mais igualitária e justa, muito trabalho há ainda por fazer, daí a importância de continuar a sensibilizar e a esclarecer. São ainda muitas as barreiras, visíveis e invisíveis, que as mulheres enfrentam para alcançar a igualdade, nomeadamente ser alvo fácil de todo o tipo de violência. Marco importantíssimo foi, sem dúvida, a Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, vulgo Convenção de Istambul, assinada em 2011. No seu preâmbulo, entre outras considerações, há o reconhecimento “que mulheres e raparigas estão muitas vezes expostas a formas graves de violência, tais como a violência doméstica, o assédio sexual, a violação, o casamento forçado, os chamados «crimes de honra» e a mutilação genital, os quais constituem uma violação grave dos direitos humanos”, além de obstáculos “importante [s]” à igualdade entre géneros. Destaco ainda a constatação de que a violência para com as mulheres é “uma manifestação das relações de poder historicamente desiguais (…) que conduziram à dominação e discriminação contra as mulheres pelos homens, o que as impediu de progredirem plenamente”.

Mas lamentavelmente a dominação e a discriminação parecem longe de ter fim. Em Março do ano passado foi divulgado o Índice de Normas Sociais e de Género, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Durante nove anos, repartidos em dois períodos (2005-2009 a 2010-2014), o estudo analisou dados de 75 países, correspondendo a 80% da população mundial, e avança que 28% dos inquiridos consideraram aceitável que um homem exerça violência física numa mulher! Com a agravante que, neste cenário, há ainda a considerar o papel que muitas mulheres assumem em relação a si mesmas: segundo este índice, o número de mulheres com preconceitos contra mulheres subiu de 57% para 60%. De uma forma geral, conclui-se ainda que 91% dos homens e 86% das mulheres mostram pelo menos um preconceito contra a igualdade de género em áreas tão diversas como o acesso ao trabalho, a política, economia, educação e direitos reprodutivos das mulheres…

- PUB -

Assim se vê como importa continuar a trazer o feminismo para o debate! Ser feminista é acreditar e defender a igualdade entre Mulheres e Homens, tão apenas isto!

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -