25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoBonito serviço!

Bonito serviço!

Anda desgostoso e revoltado. Roubaram-lhe a mota no resguardo onde a guardava. Não se conforma e questiona-se: como é que foi possível, numa zona habitacional com gente a morar por cima, alguém ter entrado na garagem fechada e sair de lá com o produto do roubo, sem que ninguém desse conta? Como poderia conformar-se? Ao custo da perda acresce o valor sentimental do objeto e ainda a raiva perante a injustiça, a humilhação, a violência de que foi vítima.

- PUB -

Trabalha desde muito jovem, é um cidadão íntegro, respeitador do próximo e da lei, cumpridor das suas obrigações, dá ao país o que tem de dar. A mota saiu-lhe do corpo, dos muitos dias e horas a mais que trabalhou, de semanas a fio sem um dia de descanso, de tantos sacrifícios, de tantas poupanças. Agora roubaram-na, apresentou queixa, e ouviu palavras despidas de esperança: «Sabe, acontece todos os dias, são quadrilhas, desmancham as motas, vendem as peças…». Por momentos, ficou atónito, as reticências a martelarem-lhe os ouvidos e o juízo, e um estranho sentimento de que não deveria ter ido ali, como se não tivesse razões pra se queixar.

Disseram-lhe que o caso ia para investigação. Passaram semanas, e nada. Já percebeu o desfecho. Sente-se injustiçado e enraivecido, e passa-lhe pela cabeça a fúria de vingar o desgosto e o prejuízo: «Se o apanhasse…». Mas é melhor que se resigne, que a justiça é para a Justiça, e pode ser que num futuro de incertezas e de mais sacrifícios volte a poupar o suficiente para outra mota.

A democracia é o regime político mais desejado e benquisto pelos povos. Mas padece de imperfeições e de manias. Uma das manias mais estrambóticas é o mimo com que trata os fora da lei, costume que faz fé na crença lorpa na reabilitação de todo e qualquer bandalho. E vá de paninhos quentes com os gabirus alérgicos ao trabalho e viciados nos ganhos fáceis, os valentões que vivem da cobardia de roubar os bens de cada um, que não contribuem, que dão nadas ao país, e que parecem ter vindo ao mundo exclusivamente para os direitos. A fauna da gatunagem, atrasada para os assuntos da consciência, da generosidade, da solidariedade, da compaixão e da moral, mas chico-esperta nas matérias da pulhice, conhece de cor e salteado as limitações e as falhas da investigação, as deficiências das leis e as branduras da justiça. Resultado: medra como erva daninha em chão propício e usa e abusa da sua perversidade e do seu desprezo pelos outros – tendo direito a respeitos e a advogados, pois então. E o cidadão pacato, honrado e cumpridor que lhes ature e sofra as patifarias, resignado. Bonito serviço!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -