25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoRendimento Básico Incondicional: uma decisão partilhada

Rendimento Básico Incondicional: uma decisão partilhada

Nos últimos anos tem-se vindo a aprofundar a discussão em torno do RBI (abreviatura para Rendimento Básico Incondicional), mais lá por fora do que pelo nosso país. Para quem não conhece, este princípio resume- -se de uma forma muito simples: consiste numa “prestação atribuída a cada cidadão, independentemente da sua situação financeira, familiar ou profissional, e suficiente para permitir uma vida com dignidade” (fonte: http://rendimentobasico.pt/). Actualmente existe uma Iniciativa de Cidadania Europeia que visa a discussão e implementação deste rendimento no espaço da União Europeia. Se por um lado esta pode ser uma forma do RBI ser verdadeiramente discutido e ganhar o espaço na agenda mediática que lhe tem faltado, por outro sabemos que para a iniciativa ser debatida terá de reunir um milhão de assinaturas no contexto da União e que obedece a um processo burocrático necessariamente moroso.

- PUB -

Desde o início da pandemia parece ter havido um impulso extra para a discussão desta temática, muito devido à crise económica que já se abate sobre a sociedade, com tendência para se adensar. Este é o tempo adequado para se discutir aprofundadamente e de forma séria um RBI. Mais; será uma altura para equacionar: se já existisse um RBI instaurado será que estávamos a falar duma crise destas dimensões?

Todavia é preciso frisar que o RBI não é uma questão de todo consensual. Mesmo entre os seus activistas e apoiantes, diferem as formas como vêem este tipo de prestação e a forma como entendem dever ser financiada. Na sociedade em geral, reina um desconhecimento do que significa um RBI, vingando a ideia geral de que se trata dum subsídio à preguiça. Nos decisores políticos e nos grandes grupos económicos há uma resistência enorme ao RBI, que passa mesmo pela exclusão da sua discussão e debate no espaço público. Se podemos dizer que tal não é aceitável numa sociedade com maturidade democrática, que se exige ser o actual patamar português, também podemos reconhecer uma lógica nesta resistência uma vez que falamos duma profunda reorganização da sociedade que implicará a implementação dum novo modelo de desenvolvimento. A implementação do RBI implicaria reescrever o conceito de progressismo, liberdade e cidadania.

Por tudo isto é essencial que a discussão sobre a implementação dum RBI, uma prestação de natureza universal, seja feita de forma partilhada por todas as pessoas. Sabemos que este é um desígnio utópico e de impossível concretização. Mas se não podemos chamar todas e todos ao debate, podemos, pelo menos, escolher um modelo que nos aproxime o máximo possível desse desígnio.

- PUB -

A minha proposta, que poderá ser considerada cândida, mas, no entanto, exequível, genuína e o mais representativa e abrangente possível, é criar uma Assembleia Cidadã Nacional para discutir toda a temática do RBI. Falamos de uma Assembleia Cidadã quando “Um painel de cidadãos, espelhando toda a diversidade da sociedade portuguesa, reúne-se ao longo de múltiplos dias para, trabalhando em grupo, desenvolver um conjunto de recomendações sobre um tema político desafiante.” (fonte: http://www.forumdoscidadaos.pt/) Para tal é-lhes facultada informação aprofundada sobre o tema em discussão para estudarem e debaterem, havendo um conjunto de especialistas (técnicos, políticos, movimentos sociais, membros da sociedade civil e outras vozes que tenham contributos relevantes) que facilitará o processo de aprofundamento de conhecimento. O conjunto de recomendações deverá ser apresentado ao público e instituições. O intuito é que essas recomendações sejam levadas em linha de conta pelo poder político.

Só assim teremos um debate sério, ponderado e sem enviesamentos ideológicos sobre uma questão tão actual, transversal e que alterará de forma profunda a nossa organização social.

Miguel Dias
Licenciado em Geografia
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -