25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioPolítica“Os Verdes” exigem reforço de navios da Transtejo e Soflusa

“Os Verdes” exigem reforço de navios da Transtejo e Soflusa

O partido afirma estar preocupado com a segurança dos pontões de acostagem e pretende ver esclarecido o plano previsto para aquisições de novas embarcações.

- PUB -

 

Mariana Silva, deputada do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, procedeu à entrega na Assembleia da República de um documento onde questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, sobre o plano previsto para aquisições de novas embarcações da Transtejo e Soflusa, que asseguram as ligações entre as duas margens do Tejo.

A deputada alerta que o plano previsto, que prevê a chegada de três novos navios em 2021 e os restantes ao ritmo de dois a cada ano, no total de dez navios até 2024, poderá “estar em risco de ser cumprido, uma vez que o concurso para a aquisição e manutenção desses navios ficou deserto”. Nos esclarecimentos apresentados ao actual Governo, estão questões como o “calendário de aquisições” e a data da chegada das primeiras embarcações.

- PUB -

“Os Verdes” pretendem ainda saber, caso o Governo não consiga cumprir com o anunciado, qual será o novo calendário e se existe algum plano de intervenção planeado para os pontões de acostagem. O partido recorda que durante a governação PSD/CDS e “com o intuito de privatizar o transporte fluvial no rio Tejo, o desinvestimento na manutenção dos navios e pontões de acostagem foi, quase, total” e considera que o investimento “ficou muito aquém do desejado”.

No que se refere à questão dos pontões, segundo o mesmo documento, a situação actual “não é a mais animadora”, sendo que “muitos têm as licenças a terminar, com outros a funcionar com licenças provisórias e a apresentar problemas estruturais e de segurança”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -