26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalNova escultura com golfinhos já está a ser instalada na rotunda do...

Nova escultura com golfinhos já está a ser instalada na rotunda do Alegro [FOTOS]

Uma escultura em pedra com golfinhos está a ser montada no interior da chamada rotunda do Alegro, em Setúbal, divulgou a Câmara Municipal em comunicado. A operação poderá estar concluída ainda hoje, 11

 

- PUB -

Os trabalhos de instalação da peça começaram ontem, 10, à tarde com a presença de técnicos da Câmara e de maquinaria pesada, necessária para levantar os blocos de mármore que compõem a escultura, com 15 metros de largura, dois de profundidade e quatro de altura.

Segundo a autarquia, a escultura, da autoria do artista Carlos Andrade, “retrata o movimento de um grupo social de golfinhos”, em homenagem ao roaz-corvineiro, um ícone de Setúbal.

Uma vez concluída a instalação, a Câmara Municipal “avança para a beneficiação geral da rotunda, acção que inclui a execução de intervenções de embelezamento, entre os quais a criação de uma ampla zona de relvado na envolvência da escultura dedicada aos golfinhos do Sado”.

- PUB -

A peça foi “doada à cidade pela Fundação Buehler-Brockhaus ao abrigo da Lei do Mecenato, no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado com a Câmara Municipal de Setúbal”, lê-se ainda. A mesma fundação doou também a escultura “Zéfiro” implantada na rotunda do Monte Belo Norte e a peça “Sardinhas”, que está na rotunda das Fontainhas.

A partir de agora será esta a imagem de boas-vindas à cidade para quem chegar pela auto-estrada A12 e entrar na rotunda que intersecta as avenidas Antero de Quental e Álvaro Cunhal.

De recordar que na rotunda do Alegro esteve instalada, durante todo o ano de 2016, uma decoração alusiva a Setúbal Cidade Europeia do Desporto. As bandeiras e letras que lá estavam foram retiradas em Janeiro.

- PUB -

 

Entrada “hollywoodesca”

A nova imagem daquela que se tornou uma das principais entradas de Setúbal estende-se à zona em frente ao Estabelecimento Prisional de Setúbal, onde foram colocadas as letras da palavra SETÚBAL que se encontravam na Praça da Independência, no Monte Belo.

A escultura SETÚBAL, da autoria do arquitecto Sérgio Dias, da Câmara Municipal de Setúbal, esteve na Praça da Independência, no Monte Belo, desde 1993.

As obras de construção do novo restaurante da cadeia de fast-food Burger King, naquele local, motivaram a deslocalização do monumento, que agora se apresenta mesmo de frente para quem chega à cidade pela auto-estrada. O custo da operação foi suportado pelo dono dessas novas obras.

Veja, abaixo, como está a correr a instalação da escultura.

 

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -