28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioRegionalALERTA | Direcção-Geral de Saúde recomenda vacina contra a gripe e hidratação...

ALERTA | Direcção-Geral de Saúde recomenda vacina contra a gripe e hidratação face às baixas temperaturas

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) recomendou hoje que as pessoas tomem a vacina contra a gripe e que mantenham o corpo quente e hidratado, já que as temperaturas deverão descer nos próximos dias.

- PUB -

Numa nota emitida neste domingo, a DGS recorda que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê tempo frio e seco para os próximos dias, esperando-se temperaturas mínimas negativas em alguns dos distritos do País.

Por isso, a entidade de saúde recomenda à população que se vacine contra a gripe e que se proteja do frio, mantendo o corpo quente, através do uso de luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente e utilizando várias camadas de roupa.

Também é recomendada a ingestão de líquidos e sopas para manter o corpo hidratado e, no exterior, é recomendado cuidado com situações de queda.

- PUB -

Nas casas, a recomendação é que estas se mantenham quentes, alertando a DGS para a necessidade de verificar “se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira”.

Nos casos de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, é preciso “ventilar as divisões da casa”, uma vez que “a acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte”.

Para as pessoas que tenham algum problema de saúde, a DGS recomenda a toma dos medicamentos “conforme a indicação” do médico e recomenda que não se tomem antibióticos “sem indicação médica” e que não se vá de “imediato para a Urgência Hospitalar”, devendo antes recorrer à Linha Saúde 24 (808 24 24 24), ao 112 ou ao médico assistente.

- PUB -

Lusa

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -