25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioRegionalGoverno abre concurso de 650 mil euros para modernizar Porto de Setúbal

Governo abre concurso de 650 mil euros para modernizar Porto de Setúbal

O Ministério do Mar anunciou na quinta-feira passada a abertura do concurso para a modernização dos centros de controlo de tráfego marítimo dos portos de Lisboa e de Setúbal, num valor total de 1,6 milhões de euros. O procedimento será lançado ainda no decorrer deste mês e tem previsto 650 mil euros como valor de referência para infra-estrutura portuária setubalense.
Em comunicado, a tutela informa que o concurso público em causa, da responsabilidade da Administração do Porto de Lisboa e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, será lançado “ainda em Janeiro”, tendo como valores de referência 950 mil euros para Porto de Lisboa e 650 mil euros para o de Setúbal.
Em causa está a “actualização da infra-estrutura informática a nível de ‘hardware’ e ‘software’ dedicados dos Centros de Controlo de Tráfego Marítimo”, numa aposta que “visa aumentar a eficiência e segurança da navegação marítima nas manobras e tráfego nos portos e assegurar a disponibilidade operacional necessária para a prestação do serviço de controlo marítimo”, explica o Ministério do Mar.
A intervenção incide sobre o VTS (vessel traffic system), um sistema de monitorização do tráfego marítimo que permite fazer o acompanhamento dos navios em todo o seu trajecto na área de jurisdição portuária, disponibilizando informação e funcionando como interface em situações de emergência.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -