23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioRegionalVinhos da região de Setúbal consolidam posição de destaque no mercado nacional

Vinhos da região de Setúbal consolidam posição de destaque no mercado nacional

Volume de vendas cresceu 1,1% neste primeiro trimestre. Néctares da Península de Setúbal são os segundos mais consumidos entre os vinhos certificados

- PUB -

O volume de vendas dos vinhos certificados da região da Península de Setúbal cresceu 1,1% no primeiro trimestre deste ano em relação ao período homólogo de 2017. Os néctares da região, de resto, consolidaram posição de destaque no mercado nacional.

Segundo os dados da consultora Nielsen, os vinhos da Península de Setúbal ocupam “a segunda posição entre os vinhos certificados mais consumidos no mercado nacional, com uma quota de mercado de 6,4%” entre os vinhos com Denominação de Origem e/ou Indicação Geográfica das várias regiões portuguesas.

A consultora realça ainda que os vinhos da Península de Setúbal “foram os que mais subiram em termos de vendas em volume (1.1%), tendo também o valor aumentado em 1.2%, face ao mesmo período de 2017”. O preço médio dos vinhos da região também cresceu. “Registou também um aumento de 0.07 euros por litro, tendo alcançado o valor de 13 milhões 107 mil e 285 euros vendidos no mercado nacional no primeiro trimestre”, adianta a Nielsen.

- PUB -

Quanto a exportações, os números traduzem igualmente resultados bastante positivos. “A boa prestação dos vinhos da Península de Setúbal no mercado nacional está a ser acompanhada pelo aumento nas exportações. Os vinhos da região registaram no primeiro trimestre deste ano um crescimento de 3% nas exportações para países terceiros, com destaque para o Brasil e os E.U.A. que aumentaram em 55% e 45%, respectivamente e face ao período homólogo, o volume de vinhos da Península de Setúbal importados.”

Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), entidade responsável pela certificação e promoção dos vinhos da região, destaca o sucesso das apostas realizadas no sector nos últimos tempos e lembra a tendência registada em anos anteriores. “2017 já tinha sido marcado por um recorde de vendas e este primeiro trimestre de 2018 vem confirmar a tendência de crescimento sustentado dos vinhos da Península de Setúbal ao longo da última década. Fazendo jus ao investimento na reestruturação de vinhas e adegas e à grande adaptabilidade do perfil dos nossos vinhos aos mais exigentes mercados, também na exportação”, concluiu.

Néctares vão mostrar-se na Festa Ibérica de Almendralejo

Os vinhos e a gastronomia de Setúbal vão estar em destaque na 2.ª Festa Ibérica do Vinho de Almendralejo, a decorrer nos dias 15, 16 e 17, na Praça de Toiros de Almendralejo, em Espanha. Setúbal participa no certame enogastronómico com uma mostra e degustação de vinhos da região e uma sessão de cozinha ao vivo. A chef Cristina Sá vai confeccionar pratos à base de iguarias da região, como as algas e ostras do Sado e a pata-roxa no tacho. O certame, de entrada gratuita, é organizada no âmbito da cooperação entre as cidades de Setúbal e de Almendralejo.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -