25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioRegionalÁguas de Portugal lança jogo online para comunidade escolar e população

Águas de Portugal lança jogo online para comunidade escolar e população

SIMARSUL está dinamizar na região o jogo concebido para ser usado em sala de aula por alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Mas também pode ser jogado em ambiente familiar

 

- PUB -

Fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água é o objectivo de um novo jogo pedagógico em formato de “quiz” que o Grupo Águas de Portugal (AdP) lançou online no passado dia 1 e que a SIMARSUL está a dinamizar na região.
“Denominado AQUAQUIZ, este novo jogo pedagógico foi concebido para ser jogado por alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em ambiente de sala de aula, no formato de ‘tabuleiro virtual’ acessível no endereço www.aquaquiz.pt”, revela a SIMARSUL, explicando que o “quiz” contempla questões “relativas a diferentes dimensões da água, com dois níveis de dificuldade”, a incidirem sobre “matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino, agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente”.
A empresa responsável pela gestão do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal lembra que, para assinalar o lançamento do jogo, encontra-se a decorrer, desde o passado dia 1 e até 17 de Maio, “uma competição nacional que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país”.
O AQUAQUIZ, além do tabuleiro virtual, que pode ser jogado por grupos de dois a cinco jogadores, está disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android), para poder “ser jogado em formato de ‘batalha’ entre dois jogadores”. O jogo “é gratuito e pode também ser jogado em ambiente familiar ou com amigos, quer no tabuleiro virtual quer no formato batalha”, reforça a SIMARSUL.

Acções da SIMARSUL saem reforçadas

Financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o AQUAQUIZ constitui “uma das ferramentas disponibilizadas pelas empresas do Grupo AdP a professores e comunidades educativas”, tendo em vista “apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água”. Nesse contexto, “são reforçadas as acções e materiais desenvolvidos pela SIMARSUL no âmbito do seu programa de educação ambiental”, casos dos Bioblitz da Península de Setúbal, das acções no exterior e em escolas, das visitas às ETAR, entre outros. O jogo pode ser encontrado no site da empresa em www. simarsul.adp.pt ou na Playstore.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -