24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro aposta forte na requalificação da rede viária

Barreiro aposta forte na requalificação da rede viária

Autarquia combate flagelo da degradação das estradas que há muito assola o território. Ruas Capitães de Abril, Manuel Carrapeto, Paulo da Gama e Praceta Avelar Brotero vão ser intervencionadas. No Verão, há mais

A Câmara Municipal do Barreiro está a apostar forte no combate ao flagelo da degradação das vias rodoviárias que há muito assola a cidade. Depois de um investimento de cerca de 598 mil euros realizado em 2018 – o maior dos últimos cinco anos, conforme sublinha o presidente da autarquia, Frederico Rosa –, o plano delineado pelo executivo camarário socialista para requalificação das estradas do território prossegue este ano com um montante de investimento ainda maior. Esta é a meta da Câmara Municipal, que em apenas dois anos se prepara para desembolsar mais de 1,2 milhões de euros na recuperação da rede viária.

- PUB -

“2018 foi o ano, desde 2013, em que mais se investiu em repavimentações. Foram cerca de 598 mil euros. O nosso desafio para este ano é ultrapassar esse montante”, revela Frederico Rosa, reforçando que o objectivo da autarquia passa por “manter o referido nível de execução orçamental, próximo dos 600 mil euros, no sentido de combater o flagelo da degradação das estradas que há muito assola a cidade”.

Investimento de 598 mil euros em 2018 (o maior desde 2013) é para superar este ano, aponta Frederico Rosa

Para já, neste arranque de ano, são intervencionadas quatro áreas, através de uma empreitada de repavimentações, prestes a iniciar-se, na Rua Capitães de Abril (Santo André), na Rua Manuel Carrapeto (Santo António, Vila Chã), na Rua Paulo da Gama (Alto do Seixalinho) e na Praceta Avelar Brotero. Trata-se da primeira de duas fases de intervenção planeadas para 2019 e cujo investimento total estimado ascende a mais de 600 mil euros.

Obras nas quatro artérias custam mais de 200 mil

- PUB -

“Estamos a falar de vias muito grandes (três dessas quatro são bastante grandes), que têm impacto significativo e por isso vamos realizá-las agora. No Verão, havemos de avançar com a repavimentação de mais vias e até com um plano de de intervenção em vias maiores (além de outras mais pequenas), mas tudo estradas que estão identificadas há vários anos pelos serviços camarários como vias que necessitam de repavimentação”, explica o autarca socialista.

“Nesta primeira fase as intervenções vão ascender a um montante de pouco mais de 200 mil euros e no Verão vamos, então, ter uma nova leva”, adianta Frederico Rosa, lembrando que as obras de requalificação nas referidas quatro zonas viárias só são possíveis iniciar ainda este mês porque foram planeadas atempadamente.

“É bom ter-se a noção de que esta empreitada, para acontecer no início deste ano, foi logo preparada no final de 2018. Para estas intervenções acontecerem no terreno é preciso um trabalho de planeamento e preparação”, sublinha, admitindo a concluir que o Barreiro apresenta várias artérias a necessitarem de operações de melhoramento.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -