26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalElisabete Jacinto e Joaquim Tapadinhas vão ser galardoados no 'Dia da Cidade'

Elisabete Jacinto e Joaquim Tapadinhas vão ser galardoados no ‘Dia da Cidade’

A piloto Elisabete Jacinto e o professor Joaquim Carreira Tapadinhas vão receber a Medalha de Ouro do Concelho do Montijo no próximo dia 14 de Agosto, numa sessão solene a ter lugar, pelas 17h00, na Galeria Municipal.

- PUB -

A atribuição da mais alta distinção do município – que visa apenas galardoar pessoas ou instituições que tenham prestado ou prestem serviços relevantes ao concelho ou ao País – foi aprovada, por unanimidade (como se impõe), pelo executivo camarário, presidido por Nuno Canta, na reunião de quarta-feira.

Os montijenses vão ser agraciados no dia em que o Montijo comemora a elevação à categoria de cidade.

“Elisabete Jacinto nasceu no Montijo, a 8 de Junho de 1964. É licenciada em Geografia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Em 2019, tornou-se na primeira mulher a vencer uma maratona de todo-o-terreno ao volante de um camião, o Rali África Eco Race. Ao longo da sua carreira desportiva participou e muitas vezes venceu na categoria de senhoras ou na sua classe vários ralis de moto. Em 2003, foi uma das primeiras mulheres a terminar em camião o rali Paris-Dakar e a ganhar uma Taça do Mundo nesta categoria”, destaca a autarquia, sobre o percurso da piloto.

- PUB -

“Joaquim Carreira Tapadinhas nasceu no Montijo, a 12 de Maio de 1936. Licenciado em História, com Mestrado em História Política e Social, durante 30 anos foi professor em diversas escolas do Montijo, Alcochete e Moita. À carreira docente, juntou um notável percurso no movimento associativo montijense, tendo sido presidente e co-fundador do Círculo Histórico Cultural do Montijo e dirigente do Ateneu Popular do Montijo, da Cooperativa Trabatijo, da Banda Democrática 2 de Janeiro, entre outras associações. Realça-se, ainda, o seu percurso na vida política: foi presidente da primeira Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Montijo entre 1974 e 1975, após a revolução do 25 de Abril”, sublinha o município em relação ao professor, e também autor, que vai ser igualmente distinguido.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -