25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioRegionalArte urbana veste baixa com novas cores

Arte urbana veste baixa com novas cores

A ideia é tornar a baixa sadina menos cinzenta à noite. A Câmara, juntas de freguesia e comerciantes decidiram contactar vários graffitis e fazer um lifting a algumas ruas

 

- PUB -

As ruas da baixa da cidade de Setúbal vão ficar mais interessantes a partir deste sábado. Por volta das 22h00, uma dezena de artistas de street art vão pintar os estores e gradeamentos metálicos dos estabelecimentos comerciais, acompanhados de ritmos e animação de rua.

Ao todo serão 44 estabelecimentos do casco histórico da cidade a terem esta intervenção decorativa, os primeiros serão nas artérias centrais Augusto Cardoso, Serpa Pinto e Dr. Paula Borba.

Uma semana depois, dia 10, à mesma hora os especialistas em arte urbana vão graffitar nas ruas Álvaro Castelões e Antão Girão, e ainda no Largo da Misericórdia e Travessa de Santa Maria.

- PUB -

A ideia de dar novas cores à cidade partiu da Câmara de Setúbal que, em acordo com os comerciantes decidiram dar novas cores aos feios estores que, por motivos de segurança, encerram portas e montras de algumas lojas.

“Os estores metálicos não são muito agradáveis à vista, não dão nem boa imagem ao espaço público nem às próprias lojas que, muitas delas, têm os estores com pichagens”, comenta fonte do gabinete da vereadora Eugénia Silveira, responsável pela Divisão de Atividades Económicas e Serviços Urbanos.

Lembra a mesma fonte que desde 2014 que a Câmara de Setúbal, em conjuntos com as juntas de freguesia e comerciantes, tem desenvolvido um conjunto de actividades debaixo do chapéu do Programa de Dinamização e Revitalização da baixa de Setúbal, programa este com derivações a nível cultural e de lazer.

- PUB -

É a luz dessa dinamização que nasceu o projecto Montras com Arte que irá transformar a baixa numa grande galeria de street art. Ou seja, procurar, de uma forma original, criar uma nova dinâmica de valorização e atração de visitantes ao Centro Histórico sadino para lá do período normal de funcionamento do comércio tradicional local.

“As pessoas podem aproveitar as noites e virem passear à baixa e ficar com uma ideia diferente da arte urbana”, refere esta fonte que acredita não haver risco de pichagens sobre o trabalho dos criadores de graffiti. “Por norma respeitam o trabalho uns dos outros”, diz.

Com recurso a diferentes técnicas, o que vai transmitir mais diversidade artística, os 15 artistas vão ter liberdade criativa para expressarem os seus graffitis. No entanto, a autarquia deixou apenas algumas sugestões, como englobar nas pinturas aspectos relacionados com Setúbal ou com a área de negócios de cada uma das lojas.

A maior parte dos artistas que participam nesta intervenção de arte urbana são de Setúbal, sendo que os trabalhos têm como curador o artista Ricardo Romero. Para além do lisboeta Smile, são de Setúbal muitos dos participantes, David Simões, Xoto e Filipa, Henrique de Melo, Filipe Figueiras e Ruben.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -