26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalFesta das Vindimas assinala 10 anos da Cidade do Vinho

Festa das Vindimas assinala 10 anos da Cidade do Vinho

As janelas estão engalanadas com bandeiras e a vila já cheira à festa. Certame começa esta quinta-feira

A Festa das Vindimas irá decorrer de 29 de Agosto a 3 de Setembro, mas amanhã terá o prólogo com a Gala de Eleição da Rainha, que conta com a participação e apresentação da artista Wanda Stuart. Antes de se ouvir a Marcha das Vindimas interpretada pela palmelense Cristina Delícias será conhecida a Rainha das Vindimas e respetivas Damas de Honor.

- PUB -

A Festa começa a 29 de Agosto com a rainha eleita a proceder ao corte simbólico do cacho de uvas, ao som dos gaiteiros, iluminação do arraial e fogo de artifício.

As individualidades, autarcas, convidados e dirigentes da Associação da Festa irão percorrer a principal avenida de Palmela até ao Largo de S, João para visitar os pavilhões das 12 adegas e das diversas instituições.

A inauguração das festas é o começo de uma maratona de iniciativas que irão decorrer durante os seis dias do evento.

- PUB -

Os espetáculos, uma das fortes componentes da Festa, abrem com um concerto da Ala dos Namorados, mas pelo palco principal irão ainda passar os Expensive Soul, Carlão, Bárbara Bandeira e Marta Ren, entre outros.

Mas o programa inclui também o Festival de Folclore e o Encontro das Filarmónicas, para além da animação constante nos dois restantes palcos, da Adegas Wine Lounge e no da Uva Mijona, no Polidesportivo da Terra do Pão.

 

- PUB -

Destaques de excelência

 

O Vinho continua a ser o rei da Festa e no sábado terá o grande destaque da Entrega de Prémios do Concurso Internacional das Cidades do Vinho, onde Palmela foi o município mais medalhado.

No domingo, os destaques começam logo pela manhã com o Cortejo dos Camponeses, a Pisa da Uva e a Bênção do Primeiro Mosto, onde será anunciado o grau do vinho para a colheita de 2019.

O desfile do Cortejo das Vindimas será outro dos momentos altos da Festa com a participação de 13 carros, cinco dos quais em representação das Cidades do Vinho. O Cortejo volta a desfilar na última noite da Festa.

As manhãs da Festa contam com a participação de arruadas pelos Gaiteiros do Círio dos Olhos de Água, mas as atividades tradicionais também estão em destaque com o fabrico de pão normal, de fogaça e de maça riscadinha, e a que se associam a tarde do garrafão, as burricadas, os batismos de mergulho, equestres e de voo drone e o jogo do pau. A Festa das Vindimas encerra com o tradicional simulacro de incêndio do Castelo de Palmela.

NOTA: Noticia rectificada às 18h24 na parte em que referia que festa começa no domingo. Começa na quinta-feira, dia 29

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -