29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalFesta das Vindimas assinala 10 anos da Cidade do Vinho

Festa das Vindimas assinala 10 anos da Cidade do Vinho

As janelas estão engalanadas com bandeiras e a vila já cheira à festa. Certame começa esta quinta-feira

A Festa das Vindimas irá decorrer de 29 de Agosto a 3 de Setembro, mas amanhã terá o prólogo com a Gala de Eleição da Rainha, que conta com a participação e apresentação da artista Wanda Stuart. Antes de se ouvir a Marcha das Vindimas interpretada pela palmelense Cristina Delícias será conhecida a Rainha das Vindimas e respetivas Damas de Honor.

- PUB -

A Festa começa a 29 de Agosto com a rainha eleita a proceder ao corte simbólico do cacho de uvas, ao som dos gaiteiros, iluminação do arraial e fogo de artifício.

As individualidades, autarcas, convidados e dirigentes da Associação da Festa irão percorrer a principal avenida de Palmela até ao Largo de S, João para visitar os pavilhões das 12 adegas e das diversas instituições.

A inauguração das festas é o começo de uma maratona de iniciativas que irão decorrer durante os seis dias do evento.

- PUB -

Os espetáculos, uma das fortes componentes da Festa, abrem com um concerto da Ala dos Namorados, mas pelo palco principal irão ainda passar os Expensive Soul, Carlão, Bárbara Bandeira e Marta Ren, entre outros.

Mas o programa inclui também o Festival de Folclore e o Encontro das Filarmónicas, para além da animação constante nos dois restantes palcos, da Adegas Wine Lounge e no da Uva Mijona, no Polidesportivo da Terra do Pão.

 

- PUB -

Destaques de excelência

 

O Vinho continua a ser o rei da Festa e no sábado terá o grande destaque da Entrega de Prémios do Concurso Internacional das Cidades do Vinho, onde Palmela foi o município mais medalhado.

No domingo, os destaques começam logo pela manhã com o Cortejo dos Camponeses, a Pisa da Uva e a Bênção do Primeiro Mosto, onde será anunciado o grau do vinho para a colheita de 2019.

O desfile do Cortejo das Vindimas será outro dos momentos altos da Festa com a participação de 13 carros, cinco dos quais em representação das Cidades do Vinho. O Cortejo volta a desfilar na última noite da Festa.

As manhãs da Festa contam com a participação de arruadas pelos Gaiteiros do Círio dos Olhos de Água, mas as atividades tradicionais também estão em destaque com o fabrico de pão normal, de fogaça e de maça riscadinha, e a que se associam a tarde do garrafão, as burricadas, os batismos de mergulho, equestres e de voo drone e o jogo do pau. A Festa das Vindimas encerra com o tradicional simulacro de incêndio do Castelo de Palmela.

NOTA: Noticia rectificada às 18h24 na parte em que referia que festa começa no domingo. Começa na quinta-feira, dia 29

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -