25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioRegionalICNF exclui vespas asiáticas da região

ICNF exclui vespas asiáticas da região

Ninho encontrado em Alcochete é de outra espécie que o instituto não conseguiu identificar. Garantia foi dada por técnicos do ICNF em Santarém, com base na observação de fotografias. Confirmação só foi possível após a operação de remoção

 

- PUB -

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) já veio garantir que o ninho encontrado numa residência em Alcochete, na passada quarta-feira, não é de vespas asiáticas, mas não conseguiu identificar a espécie.

A informação foi transmitida à Câmara Municipal de Alcochete na manhã da última sexta-feira, poucas horas depois de o ninho ter sido removido da casa, na zona da Praia dos Moinhos, pela empresa DST, especializada em desinfestações.

As fortes suspeitas, desde o primeiro momento, quer da GNR quer dos técnicos da empresa, de se estar perante o primeiro caso de vespas velutinas (asiáticas) a sul de Lisboa, foram afastadas por técnicos do ICNF em Santarém através da observação de fotografias, efectuadas já depois de o ninho ter sido pulverizado com insecticida e removido da caixa de um estore da habitação.

- PUB -

Os técnicos do ICNF comunicaram à autarquia que suspeitam tratar-se de vespas medianas, admitindo, porém, que não conseguiram identificar a espécie. Ao mesmo tempo avançaram com a possibilidade de a Câmara Municipal lhes fazer chegar alguns exemplares do insecto, no caso de existir muito interesse em identificar a espécie encontrada, comprometendo-se a remeter os mesmos à Sociedade Portuguesa de Entomologia para o referido efeito.

Favo pequeno

Certo para o ICNF é que o ninho recolhido em Alcochete não é de vespas asiáticas. Uma certeza só possível de obter depois de o ninho ter sido removido e aberto. Ainda assim, no próprio local, imediatamente após a operação de remoção, os técnicos da empresa mantinham fortes suspeitas de se estar na presença da espécie velutina.

- PUB -

“Temos de analisar muito bem. Parece-nos automaticamente vespa asiática, mas ainda

não temos a certeza, porque era um favo não muito grande, era pequeno, e poderá não ser”, disse Vítor Azevedo, director-geral da empresa DST (Desinfecções Sul do Tejo), logo após a observação do ninho que havia acabado de ser removido.

As dúvidas foram depois dissipadas pelo ICNF. O primeiro caso de vespa asiática avistada em Portugal remonta ao ano de 2011, no distrito de Viana do Castelo. Daí para cá, a espécie tem vindo a deslocar-se para o sul do
país. Lisboa, até agora, continua assim a ser o distrito mais a sul onde foi confirmada a presença da vespa velutina.

Câmara Municipal jogou pelo seguro

A Câmara Municipal de Alcochete jogou pelo seguro no acompanhamento do processo, até obter a confirmação de que não se tratava de vespas asiáticas.
O ninho foi descoberto pela GNR, na residência de um casal septuagenário, Adelino e Emília Ramos, registando-se a suspeita de se tratar de vespas asiáticas. O ICNF foi chamado ao local pela Câmara de Alcochete e considerou estar na presença da espécie conhecida como vespa europeia. No dia seguinte, a empresa DST informou a autarquia de que estava certa de que seriam vespas velutinas. O município voltou a solicitar novo parecer ao ICNF, que voltou a deslocar-se ao local para falar com o técnico da empresa. As dúvidas só foram afastadas pelo ICNF na sexta-feira após a remoção do ninho. A análise foi feita por observação de fotos, sem que o instituto conseguisse identificar a espécie.

 

Fotos ARSÉNIO FRANCO

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -