26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalRegião regressa às aulas com escolas renovadas e livros gratuitos em causa

Região regressa às aulas com escolas renovadas e livros gratuitos em causa

Cerca de 6 milhões de euros foram investidos em requalificações no parque escolar pelos municípios de Alcochete, Moita, Montijo, Setúbal e Seixal, mas outros 6 ME estão previstos. O investimento maior está a ser concretizado no Seixal.

 

- PUB -

 

O início do ano lectivo 2019/2020 está marcado para dia 16 de Setembro e na península de Setúbal vários municípios apresentam a aposta forte na requalificação de escolas básicas.

Moita, Seixal, Montijo, Alcochete e Alcácer do Sal apresentaram os planos de obras para a requalificação de escolas. Entre o que ficou concluído no lectivo de 2018/2019 e no período de interrupção de aulas, ao que ficará concluído em 2019/2020, o investimento total ficará próximo aos 12 milhões de euros.

- PUB -

Mas para as autarquias a requalificação das suas escolas básicas não é único problema de grande porte que está a afectar a Educação a nível local. Setúbal e Alcácer do Sal consideram que o programa de reutilização de manuais escolares não está a funcionar de modo eficiente e consideram que esse será um dos grandes desafios grandes do ano lectivo 2019/2020.

 

Alcochete requalifica básicas e jardim-de-infância

- PUB -

O município de Alcochete melhorou três escolas básicas, um jardim-de-infância e um centro escolar. O investimento de cerca de 1,8 milhões de euros tem como objectivo oferecer melhores condições e conforto às crianças do concelho.

 

Alcácer do Sal dúvida de programa de reutilização de manuais escolares

Segundo o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, o Governo está a colocar em causa as condições dos manuais escolares a reutilizar. O autarca refere que, para este ano lectivo, “os manuais do 1º ciclo não se encontravam em condições de serem reutilizados”, originando uma “desarticulação entre o Governo e os livreiros, uma vez que os manuais não estão preparados para a medida”.

 

Almada garante requalificação da Básica Carlos Gargaté em 2020

Em Almada as obras de requalificação e modernização da Escola Básica Carlos Gargaté, na Charneca de Caparica têm execução prevista em 2020.

O objetivo “é garantir uma resposta ao nível do Ensino Secundário na Charneca de Caparica” segundo avança a autarquia. Sendo este “um anseio antigo da população, nomeadamente dos jovens em idade escolar”.

 

Moita inicia ano lectivo com escolas requalificadas

No seguimento das candidaturas do município ao Portugal 2020 – Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa, tendo em vista a requalificação de infraestruturas em escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, estão em fase de conclusão intervenções na Escola Básica nº 2 da Moita e na Escola Básica nº 1 da Baixa da Banheira.

Na EB nº 2 da Moita as obras incidem na segunda fase da remodelação paisagística do pátio exterior. Já na EB nº 1 da Baixa da Banheira foram substituídas todas as coberturas e telheiros em fibrocimento.

As candidaturas da autarquia ao Portugal 2020 têm permitido, desde 2017, intervenções de maior dimensão no parque escolar, correspondendo, no seu conjunto a um investimento de 892 mil euros, comparticipado em 50% por fundos comunitários (FEDER).

 

Parque escolar do Montijo requalificado

A Câmara Municipal do Montijo tem em marcha um plano de requalificação dos estabelecimentos de ensino que representa um investimento superior a 1 milhão de euros, obras através das quais autarquia pretende “melhorar a vida dos estudantes”.

Foram, também, aceites em reunião pública várias propostas para o melhoramento de oito escolas, pertencentes à União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro e a Pegões. Novas requalificações no valor de 138 mil euros.

 

Seixal na frente do investimento escolar

A Câmara do Seixal está a executar um conjunto de obras em 12 escolas básicas do 1º ciclo. Uma requalificação cujo investimento financeiro é superior a 6 milhões de euros e cobre “grandes obras de requalificação e ampliação, construção de novos refeitórios e várias outras intervenções de melhoramento”.

Segundo a autarquia tratam-se de pinturas interiores e exteriores, reformulação de instalações sanitárias, substituição de pavimentos, portas e janelas, ou a requalificação dos edifícios escolares, entre outras.

A Câmara refere ainda, através de comunicado, que está a investir na “requalificação e ampliação de duas escolas básicas do 1º ciclo do ensino básico.

Na Escola Básica da Quinta de Santo António, em Amora, a obra prevê a requalificação do edificado existente, a construção de um edifício novo e a beneficiação dos espaços exteriores”.

Esta obra visa ainda alteração de duas salas de aula para salas de jardim de infância, a reformulação das instalações sanitárias, substituição da rede eléctrica, pinturas exteriores, implementação de novas caixilharias e estores e substituição integral da cobertura.

O novo edifício inclui também uma sala polivalente, instalações sanitárias, seis novas salas de aula, sala de professores, gabinete de trabalho, sala de apoio educativo, biblioteca, áreas para arrumos e portaria. A obra representa um investimento municipal de 1 675 894, 28 euros.

Quanto à Escola Básica de Aldeia de Paio Pires, passará a ter um novo edifício de jardim-de-infância, com salas de aula, refeitório, cozinha, instalações sanitárias e espaço técnico.

Com a ampliação esta escola passará a ter oito salas de aula, novas instalações sanitárias, um espaço polivalente, recreio coberto, gabinetes, biblioteca e elevador. O investimento é de 1 854 943, 13 euros.

Nas requalificações destaque ainda para o novo refeitório da Escola Básica do Bairro Novo, que representou um investimento municipal de 90 200 euros. Também a Escola Básica Dom Nuno Álvares Pereira tem um novo refeitório, Que implicou um investimento de 205 mil euros.

A Escola Básica dos Redondos será também melhorada com um recinto desportivo e uma portaria. E a Escola Básica de São João tem um pacote de obras que corresponde a cerca de 216 mil euros.

 

Setúbal

No cidade do Sado foram requalificadas quatro escolas básicas e em Azeitão a aposta foi em mais salas de jardim-de-infância.

São novas coberturas para eliminar o fibrocimento de risco das escolas, novas instalações sanitárias e novos isolamentos térmicos. Um total de 1 milhão de euros em 2018/2019 e mais 500 mil euros para continuar a requalificação em 2020, que incluirá ainda a substituição integral de estores e mobiliário.

Na Câmara Municipal de Setúbal a preocupação com a Educação ultrapassa agora a requalificação do parque escolar, para apontar as lacunas do programa de reutilização de manuais escolares, com livros a serem entregues “sem condições de utilização”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -