25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioRegional“Setúbal é porto de referência para navios-escola estrangeiros”

“Setúbal é porto de referência para navios-escola estrangeiros”

Na 5ª edição da “Semana do Mar” o novo capitão do Porto de Setúbal aponta a proximidade do porto com a cidade como uma força motriz e acredita que o evento terá cada vez mais reconhecimento internacional

 

- PUB -

Paulo Alcobia Portugal presencia a primeira “Semana do Mar” em Setúbal, enquanto capitão do Porto de Setúbal, depois de ter assumido funções no dia 13 de Setembro. Ex-comandante do Navio Escola Sagres, que este ano não estará presente no evento, devido a preparação para a viagem à volta do mundo, prevista para 2020, no âmbito das comemorações de “Magalhães”, comenta a sua perspectiva sobre a Semana do Mar e a representatividade de Setúbal, lado-a-lado com portos internacionais.

 

Expectativas da Capitania do Porto de Setúbal para esta edição da “Semana do Mar”?

- PUB -

A Capitania do Porto de Setúbal, assim como o Comando-local da Polícia Marítima será apenas um colaborador próximo do evento, dando o seu contributo para que o conjunto de acções programadas decorram em segurança e sejam mais um sucesso, como se registou nas edições anteriores.

Por outro lado, sendo o comandante do Navio Escola Sagres de 2013 a 2015, participando com o navio na primeira “Semana do Mar” em 2014, tenho que assumir que este evento me diz bastante, pelo que, quer a título pessoal, como nas funções em que me encontro, tudo farei para que este ano seja mais um sucesso.

 

- PUB -

Este ano o Navio Escola Sagres não estará presente devido a reparações, mas contaremos com a presença do veleiro Fryderyk Chopin e da barquentina Pogoria.

 

Tenho conhecimento que a Marinha Portuguesa muito gostaria de trazer o Navio Escola Sagres de novo a Setúbal, que tem sido presença habitual nos últimos eventos, mas encontrando-se atualmente em fase de preparação para a viagem de volta ao Mundo, prevista para 2020, no âmbito das comemorações de “Magalhães”, é fisicamente impossível essa presença.

Em alternativa a organização trará outros navios-escola e veleiros que permitem, por um lado manter a grande dimensão do evento e por outro, dando oportunidade à presença de outros navios, oferecer a todos os que visitem o evento novidades.

 

Sobre a zona portuária de Setúbal. Como considera que se posiciona em relação a outras, no país e a nível internacional, que também recebem as suas semanas dedicadas ao mar?

Deixo aqui uma referência muito interessante sobre a particularidade de Setúbal em termos de porto: a maioria dos portos nacionais tem as suas áreas de cais acostável cada vez mais afastadas da zona urbana, com incremento da componente comercial, o que obriga a algumas restrições ao nível das condições de acessibilidade e a não estarem preparados para a proximidade de navios-escola estrangeiros.

Tal não acontece em Setúbal, com a capacidade de os navios atracarem no cais 2 (vulgarmente chamado de Cais das Palmeiras) em pleno centro urbano, permitindo à população interagir com as tripulações destes navios.

Esta é uma circunstância que encontrei em diversas cidades por este mundo fora, em que atraquei com o navio Escola Sagres em pleno coração das cidades, facilitando o acesso das pessoas, bem como a interacção com as tripulações, caracterizando assim Setúbal como porto de referência para outros navios-escolas estrangeiros.

 

De que modo a Semana do Mar tem contribuído para a superação destes desafios e para a proximidade dos setubalenses ao rio e ao mar?

Não tenho dúvidas que a “Semana do Mar” já ganhou o seu espaço nos eventos ligados ao mar, a nível nacional. E, facilmente, com o incremento da presença de navios estrangeiros, quer navios-escolas, como navios de investigação ou de outras áreas, ganhará dimensão internacional. Esta diversidade de presenças funcionará também como potenciador para a projecção do evento e espero que este ano seja mais um sucesso, como foram as edições anteriores.

A ligação da comunidade de Setúbal e zonas envolventes com o porto, o Sado e as praias da região já é muito forte, mas estes eventos fortalecem ainda mais a união. Com as facilidades de acessibilidades existentes já são muitos os que procuram em Setúbal, a zona da Arrábida ou Tróia, com um local para descanso e usufruto dos seus tempos livres, pelo que será relevante essa preocupação de encontrar consensos entre as actividades comerciais e turísticas na zona, encontrando equilíbrios, em especial no que diz respeito à segurança.

Essa harmonia tem sido uma preocupação permanente no relacionamento com todas as entidades que usam e têm responsabilidades na área de jurisdição da Capitania do Porto de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -