20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioRegionalIntervenção na Vala de Corroios previne cheias

Intervenção na Vala de Corroios previne cheias

Obras já efectuadas ou em curso dão esperança aos moradores de Corroios que não se repetirão os transtornos de muitos invernos

 

- PUB -

A Vala de Corroios está a beneficiar de intervenções, tanto da Câmara do Seixal como da Simarsul, que visam melhorar a capacidade de escoamento para evitar cheias.

Sendo assunto que suscita o interesse de grande parte dos cidadãos de Corroios, uma das freguesias mais populosas do concelho do Seixal, O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO solicitou à Câmara Municipal do Seixal informações sobre a Vala de Corroios, que tantos transtornos tem causado aos que residem nas suas imediações, quando os invernos são fortemente pluviosos. A autarquia, também ciente da importância da questão, foi rápida na resposta. Assim, ficamos a saber que, “no âmbito da manutenção periódica da vala de Corroios, a autarquia procede à limpeza da mesma com recurso a equipamento pesado e pessoal técnico e operacional, designadamente a jusante da Rua dos Corticieiros”. Além disso, prossegue a Câmara Municipal, “Importa referir que, tendo em conta a localização da referida vala, em determinados troços é necessário contactar os proprietários dos terrenos para permitir o acesso à vala, uma vez que em alguns troços esta se encontra vedada”.

Diga-se que a autarquia tem em vista várias operações visando “ melhorar o escoamento das águas pluviais na vala, designadamente, a substituição de sumidouros existentes na Av.ª 25 de Abril, entre a Rua Casa do Povo e a Rua dos Corticeiros, por equipamentos que permitem aumentar a eficiência e os caudais de escoamento (sargetas)”.

- PUB -

Acrescente-se a estes trabalhos a “a remoção das caixas de visita do Emissário da Simarsul que se encontram no leito da vala, bem como a regularização da laje de fundo da vala. A execução do trabalho a cargo desta entidade externa constituirá uma mais-valia quanto à melhoria dos caudais de escoamento, na inserção da vala com o estuário”.

A construção das chamadas bacias de retenção, no seguimento de estudos sobre o funcionamento da vala e adequação do escoamento hidráulico, é outra obra projectada. Segundo os técnicos da autarquia, “trata-se de uma solução integrada que contribuirá para a regularização do escoamento, adaptada às novas realidades de precipitação que cada vez mais se fazem sentir”.

 

- PUB -

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -