29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalNavigator investe 158 milhões para atingir neutralidade carbónica até 2035

Navigator investe 158 milhões para atingir neutralidade carbónica até 2035

Companhia decide antecipar processo 15 anos antes da meta estabelecida pela União Europeia. António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, aplaude decisão em carta enviada aos participantes no Fórum de Sustentabilidade promovido pela empresa

 

- PUB -

 

 

A Navigator Company vai investir 158 milhões de euros para tornar todos os seus complexos industriais neutros em emissões de carbono, processo que estima concluir até 2035.

- PUB -

A companhia decidiu antecipar em 15 anos a sua neutralidade carbónica, tendo assumido, durante o Fórum de Sustentabilidade que promoveu hoje, o compromisso do montante a investir, preparando-se assim para se tornar na primeira empresa portuguesa e numa das primeiras à escala global a avançar com o processo.

A medida mereceu o elogio do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que, através de uma missiva enviada aos participantes no evento, destacou a importância da acção num tempo difícil para o planeta.

“É com muito gosto que me dirijo a este Fórum de Sustentabilidade e saúdo a vossa dedicação ao tema da emergência climática. De facto, as alterações climáticas são uma ameaça à nossa existência e, por isso, a questão que define o nosso tempo. O desafio é grande, exige muito mais ambição, mas sabemos que existem soluções”, transmitiu Guterres.

- PUB -

A empresa produtora de pasta e papel lembra, em nota de Imprensa, que decidiu “ser mais ambiciosa” e antecipar em 15 anos as metas fixadas pela União Europeia, que estabeleceu como objectivo uma Europa neutra em emissões de CO2 no ano 2050.

“Sendo o desafio das alterações climáticas uma prioridade, a Navigator criou o seu próprio roteiro para a neutralidade carbónica, o qual envolve um conjunto ambicioso de investimentos em energias renováveis e novas tecnologias, que permitirão reduzir as emissões de CO2 e a plantação de floresta de modo a realizar a compensação das emissões não passíveis de eliminar”, explica a companhia, lembrando que as florestas que tem sob a sua gestão em Portugal “têm um stock de carbono, excluindo o carbono no solo, equivalente a 5,4 milhões de toneladas de CO2”. Este montante, exemplifica a Navigator, “é o equivalente às emissões que seriam geradas por 1,5 milhões de carros a percorrer uma distância equivalente ao perímetro do planeta”.

O Fórum de Sustentabilidade da Navigator Company é uma iniciativa que “visa potenciar a colaboração” entre a empresa e as várias entidades e personalidades que fazem parte da sua esfera de actuação, desde organizações da sociedade civil a universidades, passando por clientes e fornecedores.Este fórum reúne duas vezes por ano, com uma sessão dedicada aos membros permanentes e outra alargada a vários ‘stakeholders’.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -