24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioRegionalPerdas reais de águas reduziram 11% em 2018

Perdas reais de águas reduziram 11% em 2018

Autarquia reforça medidas para a defesa da água pública

 

- PUB -

Na última reunião de Câmara, a vereadora do Ambiente, Fernanda Pesinho, propôs uma saudação ao Dia Nacional da Água, aprovada por unanimidade, onde constam diversas medidas de proteção e defesa da água pública.

A autarca do Partido Ecologista “Os Verdes” lembrou que no quadro da alteração climática a “precisa de ser ainda mais protegida” e destacou as intervenções feitas pela autarquia, que “permitiram em 2018 a redução em 11% das perdas reais de água”. Fernanda Pesinho sublinhou também a reabilitação de mais de “quatro quilómetros de condutas com o prolongamento da rede em mais 3,8 km e a construção de 749 novos ramais”.

O saneamento irá servir mais moradores com a construção de mais um quilómetro de coletores, a reabilitação de troços da rede e a construção de 126 novos ramais.

- PUB -

A Câmara de Palmela apostou ainda em três grandes projetos de infraestruturação na área do saneamento, em Cajados, Portal Branco e Miraventos e Lagoa da Palha, cujos concursos estão a decorrer.

 

Autistas mais protegidos

- PUB -

 

As instalações da antiga escola de Arraiados, que se encontravam desativadas, foram cedidas à Associação Inovar Autismo num contrato de comodato válido por cinco anos.

A associação, que conta com 160 associados, passa a usufruir de uma sala, um hall e instalações sanitárias e espaços exteriores, onde desenvolverá iniciativas inclusivas no âmbito do autismo, como terapias, atendimento a famílias e pessoas com autismo.

 

Palmela participa nas Vindimas de França

 

Depois da realização das vindimas em Palmela, os autarcas vão viajar até França para promover os vinhos do concelho.

O município de Palmela marcará presença, pela primeira vez, na Festa das Vindimas em França.

O evento conta com mais de meio milhão de visitantes e irá decorrer de 11 a 13 de Outubro, contando com a adesão da Adega Cooperativa de Palmela, da Casa Ermelinda Freitas e dos produtores locais de Queijo de Azeitão. Para além dos vinhos e do queijo de Azeitão, a autarquia levará até terras de França o pão caseiro, as fogaças e os melhores produtos da gastronomia local e nacional.

 

Saudação aos músicos do concelho

 

Os autarcas aprovaram por unanimidade uma saudação aos músicos do concelho, que fazem parte de quatro filarmónicas e onde as escolas de música têm desenvolvido um trabalho de destaque permitindo a criação do conservatório regional.

Na saudação, destaca-se a importante contribuição dos músicos, maestros, cantores e dirigentes associativos, que apostam na afirmação de Palmela como terra de música e de cultura, na esperança que seja reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa na Área da Música.

 

Circuito Urbano  oferece transportes gratuitos

 

A carreira 449 dos Transportes Sul do Tejo (TST) continua a oferecer transportes gratuitos até ao fim do mês como forma de promover o passe Navegante, que passa a ser obrigatório no dia 1 de Novembro.

O passe, no caso do Pinhal Novo, pode ser pedido na Estação Ferroviária, na CP ou na Fertagus.

 

Lixos e monos mobilizam autarcas

 

Na sessão foram feitas diversas denúncias sobre o problema dos monos e resíduos que continuam a atormentar o concelho onde se reconhece a falta de capacidade de resposta da fiscalização.

A Câmara, revelou Fernanda Pesinho, “continua a investir nesta área, mas nada se consegue se não houver respeito pelo espaço público”. A autarca considera que “todos somos vítimas da falta de cidadania e civismo”. Já o vereador socialista Pedro Taleço defendeu “a criação de uma investigação de lixo, que procure identificar quem é o infrator e que funcionará em articulação com as ações de limpeza”. Também Carlos Vitorino, do PSD/CDS sugeriu que “se adotem medidas coercivas em relação a alguns abusos”.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -