27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioRegionalBaixa de Imposto Municipal sobre Imóveis marcará 2020

Baixa de Imposto Municipal sobre Imóveis marcará 2020

Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano aprovadas em sessão de Câmara aguardam agora parecer da Assembleia Municipal

 

- PUB -

A Câmara Municipal da Moita aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento Municipal para 2020, com um valor global na ordem dos 35 mil euros, sendo superior ao ano 2019 em cerca de 1 milhão de euros.

Com votos a favor CDU, PSD e BE e abstenção do PS, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano ficam marcadas pela diminuição do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,375% nos prédios urbanos novos, transmitidos e reavaliados no domínio da vigência do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis.

Em comunicado a Câmara Municipal destaca esta medida como uma responsabilidade dos municípios, “conforme estabelecido por lei”, sendo definida anualmente a taxa aplicável aos prédios urbanos (entre os 0,3% e os 0,45%).

- PUB -

No objectivo central desta medida está “o alívio da carga fiscal para todos os munícipes”, motivo pelo qual a autarquia tem procurado manter “uma taxa inferior à aplicável”, embora considere esta receita “primordial para a gestão orçamental e financeira do município”.

Por outro lado, com o objectivo de sensibilizar os proprietários e com vista à revitalização dos próprios edifícios, foi aprovado para 2020 o agravamento da taxa para prédios devolutos há mais de um ano ou em ruínas.

Com este orçamento fica também aprovado o lançamento de derrama (1,5% sobre os sujeitos passivos com volume de negócio superior a 150 mil euros, estando isentos até este valor).

- PUB -

As propostas aprovadas por unanimidade em sessão de Câmara aguardam agora aprovação em Assembleia Municipal.

 

PS acusa CDU de “falta de inovação e estratégia”

 

Os vereadores do Partido Socialista analisam o Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano para 2020 “sem relevante inovação, nem novos projectos e estratégias que contribuam para o desenvolvimento do concelho”.

Em comunicado, a oposição PS destaca um orçamento que depende “para a maioria das obras e intervenções, do calendário das candidaturas e dos fundos comunitários, condicionando a actividade municipal e retardando a resolução dos problemas, por insuficiente capacidade de promover a captação de maiores receitas próprias”.

Uma linha de continuidade relativamente a anos anteriores com a qual o PS discorda, afirmando que vai manter “uma atitude de vigilância, acompanhamento e crítica construtiva na implementação das medidas e acções que o documento preconiza”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -