28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioRegionalDistrito em alerta com a chegada de Elsa

Distrito em alerta com a chegada de Elsa

A partir das 18h00 está previsto o agravamento das condições meteorológicas. Amanhã, agitação marítima será risco maior.

 

- PUB -

 

Nas próximas 48h00 a passagem da Depressão Elsa traz precipitação forte e persistente, vento forte e agitação marítima e, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal (CDOS), podem ocorrer inundações rápidas em meio urbano, danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de queda de ramos ou árvores ou acidentes na orla costeira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que hoje, entre as 18h00 e as 0h00, o distrito de Setúbal estará sob Aviso Amarelo. Amanhã, a partir das 15h00 e até às 21h00, o Aviso passará a Laranja, o terceiro mais grave numa escala de quatro, devido a forte agitação marítima com a possibilidade de ondas de seis metros.

- PUB -

No alerta à população sobre medidas preventivas e de autoprotecção, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o impacto destes efeitos pode ser minimizado “através da adopção de comportamentos adequados nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

Entre os conselhos à população fica a relevância de desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais e retirar inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

Na condução o conselho maior é para reduzir a velocidade e manter especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias.

- PUB -

A ANEPC alerta ainda para “não atravessar zonas inundadas”, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas. Fica também o alerta para “garantir uma adequada fixação de estruturas soltas” como andaimes e placards.

Devido à possibilidade queda de árvores a ANEPC aconselha a não permanência junto de áreas arborizadas e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais, devido a possíveis galgamentos costeiros. Sendo também desaconselhada a prática de atividades relacionadas com o mar e estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -