26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAssociação REMAR está na cidade há 21 anos

Associação REMAR está na cidade há 21 anos

Obra social cresceu nos últimos anos, graças ao contributo das populações e dos voluntários

 

- PUB -

Há 21 anos, em Setúbal, a associação REMAR tem como missão a ajuda social. Inicialmente começou pelo acolhimento de jovens com problemas de adição, designadamente toxicodependência e alcoolismo, como explicou Aarão Fonseca, coordenador da instituição. “Há 18 anos, ainda não tínhamos loja, vivíamos de peditórios de rua e acolhíamos pessoas numa quinta, em Lagameças, onde havia agricultura e animais. O nosso objectivo era ajudá-las a deixar as drogas, encaminhando-as num modelo de vida, comportamento e moral diferente”.

Anos mais tarde abriu a loja solidária na Rua Moinho Frade, em Setúbal, que se alimenta das doações da população. “Recebemos todo o tipo de artigos que se aproveitam como utensílios de cozinha, mobiliário clássico, antiguidades e muita literatura interessante”, acrescentou.

O tipo de público, que frequenta os centros cristãos da associação REMAR vai desde pessoas interessadas em curiosidades a famílias com baixos recursos económicos, que carecem de acessórios para equipar as suas casas. “Os artigos são vendidos e com isso financiamos toda a logística. Não temos qualquer tipo de apoio financeiro, a não ser o trabalho da comunidade e os artigos que nos doam”, referiu ao DIÁRIO DA REGIÃO o coordenador da associação.

- PUB -

De acordo com as palavras de Aarão Fonseca, “todos os dias há recolhas” e o sentimento que sobressai é a gratidão. “Estamos muito agradecidos por estes 20 anos, que operamos na região de Setúbal e por todo o distrito, pela generosidade das pessoas. A obra cresceu também, porque as pessoas mantiveram o apoio à nossa organização”, disse. Em virtude do crescimento da organização, abriu em Dezembro de 2016 uma segunda loja solidária mais ampla para a recolha de mobiliário, localizada na Rua Acácio Barradas, em frente ao edifício Sado, em Setúbal.

Baseada na ética e na moral cristã, a associação fornece ainda ajuda alimentar a pessoas mais carenciadas nos bairros da Camarinha e Bela Vista. No total, são distribuídos 15 cabazes quinzenalmente. Este ano realizou-se a segunda Ceia Solidária, na véspera de Natal, na qual foram servidas 30 refeições a sem-abrigos.

A juntar a esta ajuda alimentar foi criado o serviço SOS REMAR. “Duas vezes por semana saímos à noite a lugares já identificados por nós, que são ocupados por sem-abrigos, onde distribuímos alguma alimentação e promovemos a ingressão dessas pessoas nos nossos centros”.

- PUB -

Em jeito de balanço dos últimos 20 anos, Aarão Fonseca agradece o apoio das autoridades e da sociedade civil, garantindo que continuará “a trabalhar contando e dependendo sempre das pessoas, pois sem elas nada existiria”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -