26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMoradores das Fontainhas e São Domingos aprofundam ligação aos seus bairros através...

Moradores das Fontainhas e São Domingos aprofundam ligação aos seus bairros através de jogo

Novo jogo de intervenção comunitária permitiu uma interacção entre os habitantes dos bairros de São Domingos e Fontainhas com parceiros internacionais

 

- PUB -

Entre os dias 23 e 27 de maio, o Centro Social Paroquial de São Sebastião, a convite da cooperativa Biovilla, acolheu o projecto GoDeep nos bairros de São Domingos e das Fontainhas. Existente há três anos, o GoDeep Game, criado por parceiros internacionais, trata-se de um jogo de desenvolvimento/animação comunitária, que permite que qualquer conjunto de pessoas crie uma dinâmica, em que os habitantes de um determinado bairro se juntam e experimentam coisas para “entrar mais fundo” nos temas mais vivos no interior da comunidade.

Em declarações ao DIÁRIO DA REGIÃO, André Vizinho, animador e organizador do jogo explicou que “o projecto se assemelha a um jogo de cartas. É como se fosse uma estação de metro, com seis linhas. Cada uma delas é um dos temas que pode estar vivo na comunidade. A comunidade vai aprofundar, isto é, (go deep), ´entrar fundo’ num dos temas e vai crescer individualmente e em grupo”.

O grande objectivo do jogo, que chega pela primeira vez a Portugal e, mais especificamente ao concelho de Setúbal é perceber o seu impacto no local onde está a ser jogado. “Nós estamos a fazer um estudo de impacto do jogo, através de entrevistas e inquéritos sobre como isto está a mudar a vida das pessoas e muitas das mudanças que acontecem são na vida individual das pessoas”, adiantou André Vizinho. Nesta primeira edição, os participantes trabalharam três temas: o poder, a união e a criatividade do bairro de São Sebastião.

- PUB -

Com o apoio do Centro Comunitário de São Sebastião, cerca de 18 parceiros da Holanda, Grécia, Itália e Espanha viveram cinco dias, onde aprenderam a jogar com as pessoas do bairro, de forma a levaram a dinâmica do jogo para outras partes do mundo.

Já Ana Bordeira, responsável pelo projecto GoDeep salientou que “está a ser uma experiência fantástica. Deixa-nos muitos desafios e agora sentimos a responsabilidade de continuar o que aqui se semeou. Agradecemos profundamente o convite, porque nos vai permitir aprofundar o conhecimento que temos da comunidade”.

O jogo decorreu entre as 9h e as 18h nos claustros do Palácio Fryxell, pertença do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). De acordo com o site oficial, o GoDeep in Education visa a implementação de uma metodologia de intervenção comunitária, sendo que ao longo das várias fases do jogo foi dada formação a futuros facilitadores do instrumento.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -