29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalCoca-Cola avança este mês para limpeza de praias na Península Ibérica

Coca-Cola avança este mês para limpeza de praias na Península Ibérica

Setúbal será um dos destinos da iniciativa da Companhia, que deverá contar com a participação de cinco mil jovens e mais de 10 mil famílias, além da colaboração de autarquias, instituições e associações, entre outros

 

- PUB -

Seis praias, um porto de pesca e uma reserva marinha em Portugal integram um ambicioso programa de limpeza de zonas balneares e fundos marinhos que a Coca-Cola vai levar a efeito ao longo de 270 quilómetros de costa da Península Ibérica e que abrangerá Setúbal. O programa, anunciou a Coca-Cola European Partners, que apresenta uma unidade fabril em Azeitão, vai arrancar ainda durante este mês, através da iniciativa denominada “Mares Circulares”, que irá contar com a participação de cinco mil jovens e mais de 10 mil famílias frequentadoras de praias.
A iniciativa “Mares Circulares” insere-se no programa “Avançamos”, estratégia de sustentabilidade apresentada em Novembro passado que a Companhia tem em curso até 2025, com o objectivo de “melhorar o meio-ambiente numa lógica de economia circular e de sensibilização para a cidadania”, alertando para a importância da reciclagem e correcta gestão de resíduos.
“O projecto contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa da Península Ibérica, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ong´s e fundações”, revela a empresa. “Além da constituição de bancos de voluntários, está prevista a participação de barcos de pescas de 12 portos ibéricos nas operações de limpeza no mar”, adianta a Companhia, que espera ver recolhidas durante este ano “250 toneladas de resíduos, entre as quais 25 toneladas de plástico PET que será reintroduzido de forma circular na cadeia de valor ao ser transformado em roupa e esplanadas”.
Márcio Cruz, director de Relações Externas e Comunicação da Coca-Cola European Partners em Portugal, lembra que a acção é uma oportunidade de a empresa responder a um compromisso. “Mares Circulares é uma oportunidade de responder ao compromisso que temos com uma estratégia de sustentabilidade, o programa ‘Avançamos’, que tem como objectivo recolher 100% das embalagens dos nossos produtos para que não terminem como resíduos, especialmente nos oceanos.”

Programa engloba concurso de €5 mil a atribuir a ideia mais inovadora

Em Portugal, o projecto vai ser implementado em seis praias, num porto de pesca e numa reserva marinha nos Açores. Além disso, decorrerão várias acções de sensibilização que vão ensinar a separar e gerir resíduos.
A Coca-Cola vai promover ainda um concurso para premiar a ideia mais inovadora sobre lixo marinho, atribuindo cinco mil euros ao vencedor para que possa desenvolver estudos nesta área.
A Coca-Cola European Partners assume-se como empresa líder na Europa no sector de grande consumo que produz, distribui e comercializa uma vasta gama de bebidas não alcoólicas, sendo o maior engarrafador independente da Coca-Cola do mundo no que se refere às receitas. Presta serviço a uma população de mais de 300 milhões de pessoas em 13 países da Europa Ocidental, que inclui Espanha, Andorra, Portugal, Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Holanda, Luxemburgo, Mónaco, Noruega, Islândia e Suécia.
Espanha, Portugal e Andorra constituem a divisão ibérica da Coca-Cola European Partners, com uma equipa de mais de 4.400 empregados, servindo 400.000 clientes e um total de 143 milhões de consumidores, dos quais 85 milhões são turistas. Em Portugal comercializa 13 marcas diferentes, com mais de 50 produtos e mais de 130 referências. No território ibérico, conta com oito fábricas de refrigerantes e distribui água mineral natural de cinco nascentes.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -