18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadePalmela foi o concelho português que arrebatou mais prémios em Itália

Palmela foi o concelho português que arrebatou mais prémios em Itália

Vinhos do concelho alcançaram 22 das 110 medalhas portuguesas conquistadas no certame italiano “La Selezione del Sindaco”

- PUB -

Palmela voltou a ser o concelho português mais premiado na 17.ª edição do concurso “La Selezione del Sindaco”, realizado entre 31 de Maio e 3 de Junho, na Enoteca Regional de Canelli, em Asti, Itália. Das 110 medalhas atribuídas a Portugal, 22 foram conquistadas por vinhos do concelho de Palmela.

“Destaque para a Casa Ermelinda Freitas, que conquistou 14 das 22 medalhas – três de bronze, 10 de prata e uma de ouro para o seu Moscatel de Setúbal 100%. A distinção com ouro coube, também, à Xavier Santana Sucessores Lda. e à Adega Cooperativa de Palmela”, salienta a Câmara Municipal de Palmela em nota de Imprensa.

“As restantes medalhas de prata foram atribuídas às empresas Venâncio da Costa Lima, SIVIPA, Adega Cooperativa de Palmela, JB Freitas e Marcolino Freitas & Filho, e a SIVIPA conquistou, também, uma medalha de bronze”, adianta o município, reforçando que, “no total, a região vitivinícola da Península de Setúbal continua a afirmar-se nacional e internacionalmente.

- PUB -

“Organizado pela Associação Italiana Città del Vino, pela Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho e pela Iter Vitis, La Selezione del Sindaco é um concurso de vinhos de características especiais, assente na participação conjunta dos produtores e dos municípios onde estão inseridos. Esta parceria entre órgãos públicos e empresas privadas contribui para a consolidação de políticas de promoção dos vinhos e dos seus territórios de origem”, lembra a autarquia a concluir.

Autarquia destaca adegas do concelho

As recentes distinções dos vinhos da região de Palmela mereceram a atenção da Câmara Municipal. Na reunião pública do passado dia 6, o executivo camarário presidido por Álvaro Amaro aprovou, por unanimidade, duas saudações a adegas do concelho, pelas medalhas conquistadas em dois certames internacionais de vinhos: no concurso Vinalies Internationales Paris 2018, as adegas do concelho de Palmela conquistaram duas medalhas de ouro e 15 de prata; e no Decanter World Wine Awards 2018, a maior competição mundial de vinhos, realizada em Londres, o Moscatel de Setúbal Superior da Casa Ermelinda Freitas venceu mais uma medalha de ouro, num total de nove arrecadadas pela adega neste concurso.

- PUB -

“No concurso Vinalies Internationales Paris 2018, Portugal obteve um 2.º lugar entre os países medalhados. Organizado pela Associação Francesa de Enólogos, contou com mais de 3.500 vinhos dos mais variados produtores vínicos do Mundo. Ao todo, estiveram representados 34 países, numa das mais prestigiadas competições de vinhos”, lembra a autarquia, acrescentando: “Numa prova cega, o painel especializado de 130 enólogos/jurados distinguiu os vinhos medalhados com ouro e prata, tendo duas medalhas de ouro e 15 medalhas de prata sido atribuídas aos vinhos das adegas do concelho de Palmela.”

As duas medalhas de ouro foram conquistadas por Sivipa, Serra Mãe 2015 Castelão, Tinto 2015 , e Casa Ermelinda Freitas, Vinha do Torrão Reserva Castelão, Tinto 2015.

Com prata foram distinguidos os 15 vinhos seguintes: Casa Ermelinda Freitas, Moscatel de Setúbal Superior 2007; Adega de Palmela, Moscatel de Setúbal 10 Anos; Casa Ermelinda Freitas, Dona Ermelinda Branco, Branco 2017; Casa Ermelinda Freitas, Sauvignon Blanc & Verdelho, Branco 2016; Casa Ermelinda Freitas, Sauvignon Blanc, Branco 2016; Casa Ermelinda Freitas, Vinha da Valentina Premium, Branco 2016; Casa Ermelinda Freitas, Vinha do Torrão, Branco 2016; Casa Ermelinda Freitas, Valoroso, Chardonnay, Branco 2016; Adega de Palmela, Paço do Bispo Branco, Branco 2017; Casa Ermelinda Freitas, Dona Ermelinda Tinto, 2015; Casa Ermelinda Freitas, Vinha do Rosário – Syrah, 2016; Casa Ermelinda Freitas, Vinha do Fava – Touriga Nacional, 2015, Filipe Palhoça Vinhos, Quinta da Invejosa, Castelão 2015; Adega de Palmela, Reserva, Tinto 2015; e Sivipa, Terras do Sado, Tinto 2017.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -