24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeOftalmologista David Martins homenageado por cerca de duas centenas

Oftalmologista David Martins homenageado por cerca de duas centenas

Médico e investigador colocou ponto final a uma assinalável carreira de 40 anos no Serviço Nacional de Saúde. Foi director do Hospital de São Bernardo e do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de Setúbal. Aposentou-se e mereceu reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade

- PUB -

Foram quatro décadas a ajudar os outros a verem melhor. David Martins colocou agora um ponto final na longa carreira de oftalmologista. Passou à reforma e mereceu, no passado sábado, uma homenagem pelos 40 anos de carreira médica no Serviço Nacional de Saúde, numa cerimónia promovida pelo Hospital de São Bernardo à qual a Câmara Municipal de Setúbal se associou. Cerca de 200 pessoas, entre colegas, familiares, amigos e responsáveis de diferentes áreas da comunidade local, participaram num reconhecimento público ao clínico, durante um jantar na Quinta dos Moinhos de São Filipe.

“O empenhamento activo e permanente na melhoria da vida da comunidade de que, desde há muito, faz questão de ser um membro activo” foi uma das qualidades profissionais de David Martins, disse o vereador da Saúde, Ricardo Oliveira, que não poupou elogios ao médico e investigador que foi director do Hospital de São Bernardo durante sete anos e que, nos últimos 10, até à aposentação, dirigiu o Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de Setúbal. “É um dos que mais se destacam nesse labor constante que é fazer de Setúbal um concelho com mais qualidade de vida, com melhores condições urbanas, com melhores cuidados de saúde.”

O vereador lembrou ainda a defesa intransigente de David Martins em relação ao Serviço Nacional de Saúde, traduzida na prática médica e em intervenções públicas. “Como nós, valoriza esta extraordinária conquista civilizacional de Abril que a todos permitiu o acesso a cuidados de saúde de qualidade e gratuitos. Continua a ser de enorme importância a reafirmação da defesa, sem hesitações, de um Serviço Nacional de Saúde público e universal”, considerou o autarca.

- PUB -

Residente em Setúbal há mais de 50 anos, David Martins, a par de uma carreira de grande proximidade com os doentes numa área clínica que contribui de forma decisiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do papel desempenhado na esfera do associativismo, foi e é reconhecido nacional e internacionalmente enquanto investigador em oftalmologia.

Vencedor do prémio de investigação do Centro Hospitalar

Foram várias as distinções arrecadas por David Martins ao longo do seu percurso profissional. Recentemente, recorde-se, obteve o primeiro prémio da edição inaugural do Prémio do Grupo de Investigação e Desenvolvimento do Centro Hospitalar de Setúbal, patrocinado pelo município e entregue Dezembro. A premiação teve por base a realização de um estudo que David Martins liderou com o colega Pedro Neves sobre um tratamento menos invasivo para a cura de um tipo específico de lesão nos olhos.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -