26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroPerformance musical “Reunion XXI” hoje na Baía do Tejo

Performance musical “Reunion XXI” hoje na Baía do Tejo

O artista, compositor e investigador Jonas Runa desafiou José Pacheco Pereira, curador da exposição “O que faz falta é agitar a malta”, do espaço Ephemera, para participar hoje na performance musical “Reunion XXI”, no Parque Empresarial Baía do Tejo.

- PUB -

“Jonas Runas vs José Pacheco Pereira” serve, desta forma, para apresentar duas novas obras sonoluminescentes do artista: Reunion XXI e Oumuamua. Sendo que, as duas instalações vão estar interconectadas e vão ser reactivas às acções dos participantes.

“A performance recorre a uma partida de xadrez sónica e luminosa, na qual as jogadas activam composições de som e luz. Assim, ao invés de uma experiência fechada e repetível, o resultado vive à mercê da incerteza, da forma aberta, da imaginação e do desconhecido”, explica a Baía do Tejo.

Este evento celebra os 50 anos de “Reunion”, uma performance colaborativa concebida por John Cage, que contou com a participação de Marcel Duchamp e Teeny Duchamp e com a música electrónica de David Behrman, Gordon Mumma, David Tudor e Lowell Cross, realizada a 5 de Março de 1968 no Ryerson Theatre, em Toronto, no Canadá.

- PUB -

A performance vai marcar o fim da exposição “O que faz falta é agitar a malta”, patente no Parque Empresarial Baía do Tejo, e anunciar a próxima exposição a decorrer na Associação Cultural Ephemera.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -