26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeBiscoito dos Descobrimentos recriado por pasteleiros barreirenses

Biscoito dos Descobrimentos recriado por pasteleiros barreirenses

A 14ª Mostra de Doçaria Tradicional do Barreiro ficou marcada recriação do “Biscoito”, a base alimentar dos marinheiros dos Descobrimentos portugueses, que em tempos era produzida nos fornos de Vale de Zebro

 

- PUB -

 

Foram 24 os doces que passaram pelo crivo do júri na 14ª Mostra de Doçaria Tradicional do Barreiro, realizada a 17 de Novembro no Fórum Barreiro. Um evento promovido pela Câmara Municipal do Barreiro que contou com o apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, a participação da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e do Fórum Barreiro, enquanto parceiro institucional.

Este ano, a Câmara Municipal lançou o desafio para a recriação do Biscoito, ou “munição de boca”.       Uma especialidade que, na época dos Descobrimentos, era fabricada em Vale de Zebro, no Barreiro e considerada a base alimentar dos marinheiros.

- PUB -

Rui Braga, responsável pelo Gabinete de Inovação, Desenvolvimento Económico e Turismo, salientou a importância em recriar este alimento sobre o qual “todos os barreirenses deveriam ter orgulho nesta época da sua História”.

Os prémios entregues pelo vereador Rui Braga incluíram na categoria Profissional, o 1º e 2º prémio, para a Coffeetaria e o 3º prémio à Padaria e Pastelaria da Vila. Na categoria Amadores, o 1º prémio foi entregue a Vitor Maria, o 2º Prémio a Tânia Rodrigues e o 3º a Cláudia Fernandes. Esta edição incluiu, pela primeira vez, uma categoria extra dedicada à “Recriação do Biscoito”. Entre as oito recriações, o júri deliberou atribuir a Menção Honrosa por Tradição a Paula Garcia e o Prémio Biscoito à Pastelaria Bonanza.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -